Criado como um projeto interno do X, o Bluesky é uma das apostas para substituir o antigo Twitter. Após a suspensão no Brasil da plataforma adquirida por Elon Musk em 2022, o Bluesky ganhou mais de 1 milhão novos usuários em três dias.
Fundada em 2019, a rede social foi idealizada por Jack Dorsey, um dos fundadores e então CEO do Twitter. Em 2021, quando Dorsey deixou seu antigo cargo, o Bluesky se tornou uma plataforma independente – e uma das principais concorrentes do X.
A rede oferece funcionalidades similares ao X, permitindo a publicação de textos curtos, imagens e interação com outras postagens a partir de curtidas, comentários e republicações. O diferencial da plataforma é a gestão descentralizada, ou seja, o uso de servidores administrados por diferentes empresas, além da permissão de código aberto, o que daria mais controle aos usuários sobre seus próprios dados.
Quem é Jack Dorsey, criador do Bluesky
Nascido em novembro de 1976, na cidade de St. Louis, no Missouri, Estados Unidos, Jack Dorsey começou a se interessar por tecnologia ainda na juventude. Depois de passar pelas universidades de Missouri University of Science and Technology e New York University, e não concluir nenhum dos programas de graduação, Dorsey começou a apostar na veia empreendedora.
Alguns anos após sua primeira empreitada com a dNET, empresa de logística com a qual não conseguiu o sucesso desejado, Dorsey começou a desenhar o que viria a ser o Twitter. Lançada em 2006, a rede social foi fundada em parceria com Christopher Isaac ‘Biz’ Stone, Noah Glass e Even Wiliams.
Em 2009, o empresário se uniu a Jim McKelvey para fundar a Square, atual Block. A organização consiste em uma empresa de pagamentos móveis que oferece aos consumidores e comerciantes uma forma facilitada de fazer e receber pagamentos. Dois anos após o lançamento oficial, o negócio já contava com mais de dois milhões de usuários.
Ainda no Twitter, Dorsey começou a desenvolver o Bluesky como um projeto da empresa. Quando deixou o cargo de CEO, em 2021, ele tornou a plataforma um projeto independente. Em maio 2024, a rede registrou mais de 6 milhões de usuários, segundo informações divulgadas pela empresa.
Em maio deste ano, Dorsey deixou a mesa de líderes do Bluesky. A empresa não especificou o motivo da saída e agradeceu o apoio do empresário para a fundação da plataforma. Atualmente, Jey Graber ocupa a posição de CEO da companhia.
Em 2023, Dorsey contava com um patrimônio líquido de US$ 4,6 bilhões, de acordo com a Forbes.