Pubs de todo o Reino Unido têm feito um apelo direto aos clientes mais jovens: deixem de formar filas únicas no balcão. Com placas e orientações, estabelecimentos em Leeds, Londres, Escócia e Manchester tentam corrigir o que consideram um “comportamento estranho'” da Geração Z, apontada como principal responsável por fazer filas únicas nos bares. A situação gerou debate nas redes sociais.
Durante a pandemia, muitos jovens começaram a consumir bebidas em ambientes sociais, mas em filas organizadas para manter o distanciamento. Esse hábito, no entanto, parece ter persistido, levando bares a sinalizar que o balcão funciona de outra forma – os clientes devem se aproximar diretamente para serem atendidos.
O fenômeno das filas nos pubs chamou tanta atenção que uma página no Instagram chamada “Pub Queues” surgiu com o objetivo de “acabar com as filas únicas nos bares”. A campanha incentiva os frequentadores a mudarem o comportamento, afirmando: “Fazemos fila para o ônibus ou para o caixa, mas não no bar.” Fotos de longas filas enviadas e compartilhadas no perfil, de pubs em todo o país, ilustram a insistência do hábito entre os mais jovens.
As mensagens espalhadas pelos pubs reforçam o tom da campanha. Em alguns casos, segundo o Daily Mail, os avisos são diretos: “Por favor, pare de formar fila única. Venha ao bar.” Em outro, a recomendação é clara: “Se houver uma fila única na sua frente, vá direto para o balcão.”
Oisin Rogers, dono do pub The Devonshire, considera a prática um desvio cultural. “Nunca vi isso em 35 anos de trabalho. É completamente estranho e desnecessário”, declarou ao jornal The Telegraph. Rogers admite que, se encontrasse uma fila em um bar, passaria por ela até o balcão – e se o staff do bar o obrigasse a esperar, ele sairia do estabelecimento. Segundo ele, “um bom funcionário de bar sabe quem será o próximo a ser servido”.
A tendência de filas únicas virou tópico também no Reddit, no canal Ask UK, onde alguns questionam o comportamento e outros o defendem, argumentando que garante atendimento na ordem correta. Um usuário observou: “Prefiro ser atendido na minha vez do que ter que disputar a atenção do barman como se fosse um leilão.”
Para alguns, a prática pode ter raízes no distanciamento social da pandemia, mas parece ter se tornado um hábito – agora, muitos jovens consideram normal esperar em fila no pub, ainda que essa nova “etiqueta” desafie a tradição dos bares britânicos.