Iniciativa do Sebrae visa alavancar as vendas dos pequenos negócios e conectá-los a grandes compradores, expandindo novos mercados
Foi realizado nesta quinta-feira (05/09), na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o lançamento do programa Move + Vendas para o seu Negócio, iniciativa do Sebrae para ampliar mercados de atuação e as vendas dos pequenos negócios. Ao longo do dia foi promovida uma Agenda de Relacionamento, com a presença de sete empresas âncoras e 48 pequenos negócios de todo o estado. Houve ainda uma programação de palestras e painéis com grandes especialistas do mercado, com temas voltados a inovação, mercado e vendas.
O evento contou com a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que ressaltou a importância do programa.
Os pequenos negócios têm que ter um fator de diferenciação. Se eles não podem concorrer em preço e escala, precisam se diferenciar e entregar valor para o mercado. E é justamente para isso que o programa Move+ foi criado, como uma grande estratégia de impulsionamento de micro e pequenas empresas junto ao mercado. O empresário tem, ao seu alcance, diversas soluções e ferramentas do Sebrae, entre consultorias, feiras, missões e rodadas de negócios, para fazer o seu negócio escalar e alcançar mais resultados.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional
O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, enfatizou que “o Move+ é um programa essencial para atrair novos negócios e vendas para as empresas. O Sebrae Minas tem realizado um forte trabalho na área de acesso a mercados. Estamos a frente de projetos como a Central de Negócios, lançamos o programa Sebrae Exporta, voltado à internacionalização de pequenas empresas, e temos avançado na capacitação internacional para lideranças empresariais. Todas essas ações reforçam o compromisso do Sebrae com a ampliação do mercado e a alavancagem de vendas para os pequenos negócios”, ressaltou.
O programa Move + Vendas para o seu Negócio se baseia na atuação dos Agentes de Mercado, que realizam um diagnóstico do negócio e auxiliam a empresa a se estruturar para explorar novas oportunidades de negócio e aumentar o faturamento, por meio da identificação de potenciais compradores. O programa oferece uma série de soluções que são disponibilizadas de acordo com a realidade e necessidade de cada negócio.
Minas Gerais realizou a versão piloto do programa, em dezembro de 2022. Desde então, promoveu mais três ciclos do programa. O terceiro ciclo teve início em julho deste ano, com previsão de conclusão em dezembro. Ao todo, 1.404 empresas de todo o estado estão participando da iniciativa. As empresas interessadas em participar do próximo ciclo, podem se cadastrar pelo site, clicando aqui.
Novas conexões
O empresário João Batista, da Ebenezer Alimentos, de Uberlândia, está participando do último ciclo do programa Move+ e esteve presente na Agenda de Relacionamentos. “Estou muito satisfeito em participar do programa. Tive a oportunidade de retomar contato com alguns clientes supermercadistas do Triângulo Mineiro e de receber supermercadistas de outras regiões. Fiz excelentes contatos que me renderam novas parcerias de negócios. O programa me abriu muitas portas e me despertou sobre a importância de estar sempre inovando e buscando novos mercados”, destacou.
Pâmela Bernardes, da empresa de registro de marcas e patentes Exordio, de Uberaba, também estava participando da Agenda de Relacionamentos. “O programa ajudou muito na estruturação da minha empresa, além de me aproximar de outras. Tive a oportunidade de participar de eventos do Sebrae e de rodadas de negócios, onde consegui de fato fechar novos clientes. O Move+ está sendo essencial para o crescimento da minha empresa e para me ajudar a vendar mais”, frisou.