Jovens empreendedores participaram de sessões de pitch em encontro anual da Anpei
Participantes do Catalisa ICT, programa do Sebrae voltado para a aceleração de startups, tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias inovadoras a potenciais investidores durante a Conferência Anpei 2024, que aconteceu em São Paulo nessa semana.
As sócias Rachel Maranhão e Marina Belintani estavam empolgadas com a chance de atrair parceiros para a Mabê Bio, que desenvolve tecidos sustentáveis para a indústria da moda a partir de matéria-prima vegetal, sem plástico nem materiais pesados no processo de produção, valendo-se da casca de angico, planta típica da América Latina.
“Tivemos ótimas conversas. O contato direto com a indústria é essencial”, avalia Rachel, que deixou o emprego em um banco privado para apostar no biotecido como alternativa ao couro e buscou no Sebrae orientação para estruturar o negócio. Além de recursos, o Sebrae nos auxilia no desenvolvimento da ideia”, ressalta.
Ela participa da turma do Catalisa, iniciada em abril último junto com o químico Weliton Batiston, fundador da Kemizon, de vitaminas naturais da Amazônia. “Sem o apoio do Sebrae, nossa ideia ainda estaria no papel”, diz Weliton, em fase de captação de recursos para montar uma fábrica.
Eles seguem no programa até janeiro de 2025, contando com todo o apoio para a estruturação de seus negócios, assim como a professora Manuella Dourado Ribeiro, sócia fundadora da Microgene, empresa que desenvolve produtos biológicos para a agricultura.
“O fomento do Catalisa é o que possibilitou pagarmos testes de campo de bioinsumos para registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, agradeceu ela durante seu pitch.
A mentoria oferecida pelo Catalisa ICT tem duração de nove meses. Para mais informações, acesse o site do programa.
Conferência Anpei
A Conferência Anpei de Inovação reúne, a cada ano, cerca de 2 mil participantes, incluindo empresas de renome, entidades governamentais, instituições de fomento, investidores, empreendedores e especialistas de diversos setores, todos engajados no dinâmico ecossistema da inovação.
Em 2024, os temas em destaque incluíram a Reindustrializaçāo do Brasil, Sustentabilidade como um Motor Econômico, Energias Limpas e o Futuro da Pesquisa e Inovaçāo.