Prepara Cursos aposta em franquia mais barata para abrir 50 unidades em cidades pequenas até 2030

Fonte: Redação

De olho no potencial de pequenas cidades brasileiras, a Prepara Cursos acaba de anunciar um novo modelo de microfranquia para localidades com até 50 mil habitantes. Com este novo formato, a rede do Grupo MoveEdu, que já possui mais de 300 unidades em todo o Brasil, projeta a abertura de mais 50 operações até 2030.

Com um investimento inicial estimado em R$ 110 mil — cerca de 50% menor frente ao modelo convencional —, a proposta do novo formato é ampliar o alcance da rede para além das capitais, promovendo o acesso à qualificação profissional e educação superior em regiões menos atendidas. O lançamento, divulgado em primeira mão a PEGN, será oficializado durante a ABF Franchising Expo, que acontece entre 25 e 28 de junho.

Fundada em 2004, a rede de ensino possui um portfólio com mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e EAD, com foco no ensino de jovens a partir de 14 anos. Além disso, a instituição oferece opções de graduação e pós-graduação à distância e semipresencial.

Camilo Carvalho, diretor nacional da Prepara Cursos, afirma que o novo modelo funciona de forma enxuta, respeitando a qualidade da metodologia de ensino mantida nas demais unidades. De acordo com ele, as escolas em operação situadas nessas localidades possuem rentabilidade em torno de 50%, atendendo a cerca de 200 alunos.

“Quase 20% das escolas Prepara estão situadas no interior de Norte a Sul do Brasil. De olho neste nicho e oportunidade de mercado, desenvolvemos um modelo menor e com investimento enxuto, que é capaz de atender as demandas de pequenos municípios, visto que a capacitação dos jovens é requisito básico para fortalecer a economia local, incentivar o crescimento pessoal e profissional da população”, afirma.

O modelo já vinha sendo testado em algumas regiões, mas faltava formatá-lo para a expansão. Isso porque a rede de ensino recebia demandas de franqueados de localidades que se enquadram neste perfil. Ele conta que o modelo está em vigor em algumas operações há alguns anos, sendo a principal delas a unidade localizada na cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo, que conta com 24,8 mil habitantes.

“No mês passado, a unidade de Dois Córregos faturou R$ 53 mil. Isso nos deixa muito confiantes para escalar o modelo. Não atender só a demanda orgânica dos franqueados e começar a prospectar”, diz.

O executivo reitera que a ideia de formatar o modelo surgiu durante a pandemia de covid-19, em meio aos desafios impostos pelo isolamento social e necessidade do ensino exclusivamente remoto. No período, as aulas presenciais foram suspensas temporariamente em todo o Brasil e em diversos países.

Camilo Carvalho, diretor nacional da Prepara Cursos, destaca que modelo funciona de forma enxuta, respeitando a qualidade da metodologia de ensino da rede — Foto: Divulgação/MoveEdu
Camilo Carvalho, diretor nacional da Prepara Cursos, destaca que modelo funciona de forma enxuta, respeitando a qualidade da metodologia de ensino da rede — Foto: Divulgação/MoveEdu

Funcionamento

Segundo ele, a microfranquia possibilita a redução de custos operacionais, como aluguel, royalties e folha de pagamento, além de ter um horário de funcionamento diferenciado, podendo atender em períodos determinados.

Carvalho ainda destaca a diminuição de maquinários em comparação ao modelo convencional, sendo necessário apenas três computadores no início da operação. Outro aspecto é a renovação no portfólio de cursos, que passa a contar com o uso de inteligência artificial nas aulas.

Além da mudança na estrutura das escolas, Carvalho comenta as estratégias para atrair os franqueados dessas localidades. “Observamos a predominância de mídias tradicionais como a publicidade em outdoor”, frisa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas