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PremieRpet investe em ações para reforçar apoio a pet shops

Fonte: Redação

O mercado pet no Brasil movimenta a economia com números grandiosos. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e o IPB (Instituto Pet Brasil), a estimativa de faturamento para o setor, em 2024, era de R$ 77 bilhões, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Apenas o segmento de pet food, que engloba os alimentos industrializados para animais de estimação, tinha previsão de faturar R$ 42,6 bilhões no ano passado.

O fato curioso é que são os pequenos e médios pet shops os principais responsáveis por esses negócios. Eles movimentam quase metade (48,7%) do varejo do mercado pet, de acordo com os dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil. Até o final de 2024, as projeções indicavam que eles iriam movimentar cerca de R$ 37,6 bilhões naquele ano; enquanto as cadeias de mega stores pet representavam apenas 9,4% (R$ 7,2 bilhões).

Parceria do canal especializado

Manter a loja bem abastecida, com variedade de produtos, e com uma equipe treinada para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha são os desafios para qualquer empreendedor do varejo e mais ainda para o setor pet. Atenta a essa necessidade, a PremieRpet tem investido no apoio ao canal especializado, ou seja, ao pequeno e médio lojista para que aumente a eficiência dos negócios. “Desde a fundação, escolhemos o canal especializado como a via específica de distribuição da marca. Somos a única empresa do mercado no Brasil que vende todas as marcas e produtos que produz exclusivamente nesse canal”, afirma Fernando Suzuki, diretor comercial da PremieRpet.

Para exaltar o trabalho dos pequenos e médios estabelecimentos, a marca lançou nova campanha “Seu pet merece o atendimento do canal especializado. De verdade”, com vídeo que destaca o papel essencial dos pet shops no cuidado dos animais. Além do filme, foi criada uma ferramenta de inteligência artificial que ajuda o lojista a elaborar a sua própria versão do comercial. Mais de 1,5 mil parceiros já fizeram seu filme na plataforma, que funcionará até o final de abril.

A PremieRpet desenvolve diversas outras ações que ajudam o canal especializado a evoluir e a ser mais eficiente. Conheça as principais:

– PremieRpet Exclusive

É um programa de fidelidade que reconhece e estimula o engajamento dos lojistas no segmento pet. “É uma plataforma de relacionamento com o empreendedor onde, além de fazer seus pedidos e acompanhá-los, ele também pode ficar por dentro das campanhas da marca”, diz Fernando Suzuki. Por meio do PremieRpet Exclusive, o lojista também acumula pontos a cada compra, e pode trocá-los por prêmios e benefícios para melhorar seu negócio.

Thiago Tanahara é sócio de duas empresas em São Paulo (SP) e Santo André (SP): a Breeds, rede de pet shops, e a Animaniac’s, rede de hospitais veterinários. Ele conta com a parceria da PremieRpet há 27 anos, desde seu início como empreendedor. “Além de trocar pontos por ar-condicionado e cafeteira, o que, claro, ajuda a ter os colaboradores satisfeitos, utilizo muitos dados de pesquisas que a marca compartilha conosco para tomada de decisão no dia a dia da empresa. As coisas mudam rapidamente no varejo, se não estivermos atualizados, ficamos para trás”, diz Tanahara.

Thiago Tanahara é sócio da Breeds, rede de pet shops, e a Animaniac’s, rede de hospitais veterinários. A parceria da PremieRpet já soma 27 anos. — Foto: Divulgação
Thiago Tanahara é sócio da Breeds, rede de pet shops, e a Animaniac’s, rede de hospitais veterinários. A parceria da PremieRpet já soma 27 anos. — Foto: Divulgação

– Loja Perfeita

Definir o mix correto de produtos de acordo com a localização e o público que frequenta aquele ponto, a melhor disposição deles na loja e orientar sobre como atender bem o tutor, esclarecendo as características de cada item são o objetivo dessa consultoria. “É uma forma de estarmos mais perto do canal especializado para deixar a loja com as melhores condições para o lojista e seus clientes. Temos o maior exército de promotores especialistas em produtos para ajudar os lojistas de todo o país com uma melhor exposição e giro das mercadorias”, diz Fernando Suzuki, da PremieRpet.

Paulo Ballestero, CEO da American Pet, rede de pet shops e de clínicas veterinárias da cidade e da região metropolitana do Rio de Janeiro já utilizou essa consultoria. “Estamos juntos há 24 anos, e o projeto Loja Perfeita sempre foi importante para o entendimento dos 4 ‘Ps’: produto, preço, praça e promoção. Um dos nossos diferenciais é o portfólio abrangente de produtos. Estar no canal especializado traz responsabilidades, como a excelência no atendimento. Ter um parceiro como a PremieRpet, que incentiva e alavanca nosso negócio, nos ajuda na missão”, conclui Ballestero.

Paulo Ballestero é CEO da American Pet, que tem parceria com a PremieRpet há 24 anos. — Foto: Divulgação
Paulo Ballestero é CEO da American Pet, que tem parceria com a PremieRpet há 24 anos. — Foto: Divulgação

– Ações de Merchandising

Um portfólio de ações e material de apoio para fachadas externas e internas, adesivação de vitrine e de veículo, tapetes e balcões que a PremieRpet faz em parceria com os lojistas para melhorar a sinalização e a decoração das lojas.

– Jornada da Inovação

A empresa leva clientes selecionados pelo programa PremieRpet Exclusive para visitar lojas que são referência em diferentes setores, como alimentação, beleza e entretenimento. Guiados por um especialista em trade marketing, eles coletam informações que podem usar na própria empresa. “É um projeto que oferece ao lojista a oportunidade de visualizar outros setores para terem ideias para aplicar nos seus negócios, baseadas em benchmarks”, explica Fernando Suzuki.

– Retail Show

Participantes do PremieRpet Exclusive com maior relacionamento têm prioridade nesses eventos, que reúnem especialistas em gestão de negócios e executivos de destaque para compartilhar ideias e experiências. “Levamos conhecimento e insights para os lojistas do canal especializado. É mais um reforço na parceria que temos com ele”, conta Suzuki.

Além do Retail Show, o Acelera PremieRpet® é outra oportunidade para compartilhar conhecimento e ideias, e ajudar a profissionalizar e a incrementar o nível de atendimento do canal especializado.

– Qualificação para lojistas

De olho na profissionalização e crescimento do varejo pet, a PremieRpet se juntou a ESPM, uma das mais renomadas instituições de ensino do Brasil, para o curso de extensão com foco em inovação e desenvolvimento para o varejo pet, nomeado “Inovação no Trade Marketing do Varejo Pet”. A terceira edição do curso será realizada ainda no primeiro semestre de 2025. Os profissionais que atuam ou desejam atuar no canal especializado pet poderão se aprofundar nas características e peculiaridades do segmento, conhecer as melhores práticas, tendências, otimização de ferramentas de trade marketing, oportunidades de inovação para o relacionamento com seus públicos, além de criar um plano de ação para obter resultados palpáveis.

Tantas possibilidades de interação com os lojistas têm um porquê: “A PremieRpet sempre aposta de forma exclusiva no canal especializado porque ele tem o melhor portfólio, os produtos mais adequados e pode oferecer vários serviços, como banho, tosa e veterinário. Assim, o pet pode ter a solução mais completa e mais correta dentro do mesmo ecossistema. Queremos que o canal especializado se fortaleça porque acreditamos no seu potencial. Afinal, ele é o melhor caminho para chegarmos aos tutores e seus pets”, conclui Fernando Suzuki.

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