Portal BEI

Plataforma americana de chatbot chega ao Brasil para ajudar empreendedores na comunicação com clientes

Fonte: Redação

A startup americana ManyChat está desembarcando oficialmente no Brasil com sua plataforma de chat marketing. O objetivo da empresa é estabelecer uma relação mais próxima com os usuários brasileiros, que já estão entre os mais ativos da plataforma mesmo antes do início das operações no país. O anúncio foi feito no Web Summit Rio 2024, que acontece no Riocentro até quinta-feira (18/4).

A startup trabalha com uma plataforma de automação de mensagens, que permite que os usuários criem chatbots para as redes sociais, atendendo a todas as plataformas da Meta (Instagram, WhatsApp e Facebook). Apenas em 2023, a Manychat gerou mais de um bilhão de conversas, atingindo mais de um milhão de empresas e marcas globalmente.

A chegada das operações ao Brasil acontece como parte da estratégia de negócios da empresa, que vê o país como um mercado-chave. “A gente já atendeu 200 mil negócios e marcas aqui no Brasil, virando o segundo mercado da ManyChat no mundo, e resolvemos estar presente localmente. Isso faz com o que o nosso produto possa ser mais pensado para o mercado brasileiro, para que a gente consiga atender e conhecer melhor a comunidade de usuários que usam o produto aqui e oferecer um atendimento mais próximo”, afirma Flavia Rosario, General Manager da ManyChat no Brasil.

De acordo com a GM brasileira, a vinda ao Brasil acontece dois anos após a integração da plataforma com o WhatsApp, grande aposta da empresa para os brasileiros. Com o uso massivo da rede social de mensagens instantâneas no Brasil, a expectativa é trabalhar o desenvolvimento da ferramenta para o WhatsApp de forma mais próxima às necessidades do usuário local.

Fundada nos Estados Unidos e com filiais na Espanha, Holanda e Armênia, a ManyChat terá no Brasil cerca de 20% do total de colaboradores. “O que a gente quer é desenvolver o serviço com a proximidade do usuário daqui e levar isso para o global. Tenho certeza de que, daqui a alguns anos, a gente vai ver muitas coisas que foram aprendidas aqui no mercado local sendo introduzidas em outros mercados”, aponta Rosario.

Startups:

Atualmente, todas as funcionalidades disponíveis na ferramenta já são oferecidas em português. Os usuários podem acessar um plano básico, gratuito, ou a versão paga, que disponibiliza acesso a uma base maior de clientes, além de outras funcionalidades. O preço do serviço varia de acordo com o número de contatos que o usuário pretende engajar.

Para facilitar a utilização e o entendimento do funcionamento da plataforma, a empresa já desenvolveu materiais educacionais com tutoriais de uso em português. Além disso, a startup espera usar a base de usuários de criadores de conteúdo para trabalhar o uso das ferramentas com os pequenos negócios.

A cobertura do Web Summit Rio 2024 na Editora Globo é apresentada por Senac RJ e Itaú.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!