O empreendedor Paulo Almeida publicou, no final de março, o vídeo de um novo produto no perfil de sua loja no Instagram: a pizza de açaí. Não se assuste, não vai massa de farinha de trigo ou molho de tomate na receita. A versão leva cerca de dois litros de açaí, é coberta por confeitos e serve até seis pessoas.
A publicação chamou a atenção nas redes sociais, chegando a 5,8 milhões de visualizações, e chegou a ser reproduzida de forma indevida em outras páginas com informações falsas. Uma postagem feita no TikTok e reproduzida no X, por exemplo, afirmava que a pizza de açaí custava R$ 20 – valor que foi questionado por muitos usuários e, de fato, não é real.
Fundador da Açaí Top, localizada no município de Altos, no Piauí, o empreendedor conta que teve a ideia da pizza meses atrás, mas decidiu esperar o momento certo para fazer o lançamento do produto. “O vídeo foi apenas o anúncio, mas ela ainda não está disponível para o público. Fiz o conteúdo para saber a percepção das pessoas sobre a receita. Agora, com o viral, vou servir a pizza aqui na Açaí Top”, afirma Almeida.
A repercussão foi surpreendente, explica o comerciante. A publicação conta com 5,8 milhões de visualizações, 119 mil curtidas e milhares de comentários. Pessoas de cidades como Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro mandaram mensagens para saber como pedir a pizza de açaí ou se havia disponibilidade em outros estados.
Os clientes poderão pedir a pizza, que será servida na loja e entregue por delivery, e selecionar opções de coberturas entre frutas, amendoim, creme de avelã, chocolates, cereais, entre outros. Também será possível incluir cupuaçu na borda da sobremesa, conta Almeida. A versão média da sobremesa custará R$ 120 reais e serve até seis pessoas.
O empreendedor relembra que a ideia veio a partir de vídeos que viu na internet e da necessidade de incluir novas opções no cardápio. Outra criação de Almeida é o bolo de açaí, que segue a mesma linha da pizza: massa de açaí com formato de bolo coberta por confeitos e guloseimas. A loja também oferece opções salgadas, como pizzas tradicionais e cuscuz.
A produção de conteúdo para as redes sociais é feita por Almeida, que conta com mais dois funcionários, entre eles sua mãe, para tocar o negócio. As publicações na página da Açaí Top usam o humor e a gula para chamar a atenção. O que Paulo Almeida não esperava é que outras páginas nas redes sociais publicassem o seu conteúdo de forma indevida.
Na página Casal Belê, por exemplo, a pizza de açaí de Paulo Almeida foi divulgada como se custasse R$ 20 e fosse vendida na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. “A gente não tem o controle sobre as páginas que publicaram. Elas não têm a nossa autorização, mas infelizmente não tem como tirar do ar”, explica Almeida. Procurada, a página não respondeu aos questionamentos de PEGN.