Portal BEI

Personalização, combos e vendas antecipadas: 5 ideias para atrair clientes no Dia dos Namorados

Fonte: Redação

A criatividade no Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, pode ser um diferencial significativo para que empresas atraiam clientes e aumentem as vendas. “A data é um evento tradicional que as pessoas já esperam a chegada e sabem o que significa. Todas as empresas ligadas ao consumo podem se beneficiar de alguma forma”, afirma Ricardo Pastore, professor e coordenador do núcleo de varejo da ESPM.

Para se destacar da concorrência e faturar mais, é preciso saber como tornar o produto ou serviço mais atrativo para o consumidor interessado em presentar o parceiro. Confira 5 dicas para aproveitar o Dia dos Namorados nos negócios:

1. Personalização

Camisetas e canecas já são itens comumente personalizados para a data, mas é possível ir além, segundo Lívia Cretaz, docente do curso Tecnologia em Marketing do Centro Universitário Senac. Na opinião dela, os empreendedores podem encontrar maneiras de personalizar seus produtos.

“As empresas de chocolate, por exemplo, podem personalizar os doces, com nomes dos parceiros e uma mensagem. É simples, mas diferenciado”, diz a professora. “É algo que dá a sensação de exclusivo e os clientes valorizam muito isso.”

2. Combos

Alguns segmentos tradicionalmente se beneficiam mais da data, como moda, cosméticos, perfumaria, floricultura e comestíveis (como vinhos, chocolates e espumantes), diz Pastore. Porém, é possível unir forças com os diferentes atrativos.

“Empresas podem criar kits para serem dados de presente. Por exemplo, arranjos de flores que incluem chocolates e perfumes”, afirma. A organização pode vender diferentes produtos de seu próprio catálogo ou realizar parcerias com outras empresas que vendam itens complementares.

3. Vendas antecipadas

Cretaz lembra que os clientes ficam preocupados de passar muito tempo esperando um serviço no Dia dos Namorados. Ela sugere a venda de vouchers. “Vendas antecipadas em restaurantes e outros estabelecimentos com horário marcado são uma forma de evitar que o cliente fique em filas e em uma ‘muvuca’ desagradável”, diz a professora. “Também é uma forma da empresa ter uma estimativa mais clara de quanto será o faturamento na data.”

4. Experiências

Pastore sugere que as empresas ofereçam experiências que atuem como uma extensão do produto já vendido. “Por exemplo, uma organização que vende cosméticos pode oferecer um workshop de maquiagem. Uma loja de roupas pode ensinar como buscar referências de moda em redes sociais, como Instagram e TikTok”, sugere. “A empresa pode convidar pessoas influentes para eventos, que funcionam tanto presencialmente quanto virtualmente.”

Cretaz também indica algumas possibilidades. “Hotéis podem criar experiências específicas para casais, que podem ter interesse em tomar café da manhã, que é algo super requisitado nos estabelecimentos. Empresas de spa podem realizar ofertas para casais, com massagens e espumante”, diz.

5. Decoração temática

Estabelecimentos que souberem como decorar seus espaços tendem a se sair melhor na data, diz Cretaz. “Os clientes buscam ambientes mais românticos, e uma decoração bem feita gera uma experiência melhor”, afirma. “O espaço ‘instagramável’ ainda incentiva que o consumidor tire fotos e publique nas redes sociais, divulgando o negócio.”

Dica extra: Diversidade nas campanhas

Segundo Pastore, recentemente se tornou mais importante mostrar a diversidade dos relacionamentos em campanhas de marketing para o Dia dos Namorados, com “casais de todos os formatos e características”.

“As empresas que prezam uma imagem mais atual e próxima dos consumidores deixaram de retratar o casal masculino com feminino, e procuram retratar todas as formas de relacionamento”, diz o professor.

Prepare-se para o próximo ano

O professor lembra que a vantagem da data é que ela ocorre anualmente, e o empreendedor pode aprender com os erros e acertos para se preparar para o ano seguinte. “Ele deve acompanhar as tendências e ouvir os clientes para ter insights que possam ser aproveitados no ano seguinte.”

“O empreendedor deve manter contato com o cliente, agradecendo pela compra. Essa pessoa pode voltar a comprar no próximo Dia dos Namorados, e também em outras datas”, completa Cretaz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!