Depois de 36 anos de sucesso aos domingos, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Globo, passa a ser exibido nas manhãs de sábado, às 7h50, a partir deste 1º de fevereiro. Embora o dia mude, a missão de apoiar a força empreendedora continua a mesma. A equipe seguirá viajando pelo país para retratar as histórias e as conquistas das pessoas à frente de negócios de pequeno porte e trazer informações que as ajudam a crescer. A revista PEGN conversou com o apresentador do programa de TV, Pedro Lins, sobre esse novo momento.
Após três décadas aos domingos, o programa passa a ser exibido aos sábados. Qual foi a motivação para essa mudança?
Aos sábados, o programa vai estar ainda mais próximo do empreendedor, quando ele está trabalhando. Ele assiste e já pode colocar o aprendizado na prática na hora. Sair dos domingos para os sábados é mostrar para essas pessoas que estamos mais perto delas, que queremos ajudá-las. Vamos pegar na mão e crescer todos juntos.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios tem uma trajetória longeva, na revista e na televisão. Para nós, é importante manter tanto o pilar de informação quanto o de inspiração, contando histórias. Como tem sido, para você, estar tão perto dos empreendedores e de suas jornadas?
Muitos me dizem o seguinte: “Como é bom assistir ao Pequenas Empresas, porque eu percebo que não sou o único que passa por dificuldades empreendendo. Vejo que é possível superar esses desafios”. A pessoa fica atenta a como os outros venceram obstáculos. A jornada do outro fortalece, ensina e mostra caminhos a seguir. Tem pessoas que citam, por exemplo, que mudaram a organização das araras de roupas no seu comércio depois de verem uma reportagem nossa. Esse feedback nos ajuda a construir o conteúdo. Eles falam das dores, e nós pensamos em como mostrar as ferramentas e as histórias de quem conseguiu aplicar essas soluções.
Quais foram as lições aprendidas nesse período como apresentador do programa, desde maio de 2024?
Eu trabalhava em estúdio, era apresentador de telejornal. Lá a gente chama notícia, exibe, comenta. No PEGN, você vivencia o dia a dia do empreendedor com ele. Por exemplo, estou conversando com um empreendedor sobre atendimento ao cliente e, de repente, ele para a entrevista e vai atender um cliente. Eu vejo na prática aquilo que ele acabou de me contar. É bonito ver como o brasileiro é atento sobre o que pode absorver e aplicar ao seu negócio. Ele tem todos os sentidos aguçados e usa isso para atrair o consumidor, fidelizar, pensar em estratégias de marketing. Tenho aprendido muito.
Quais serão as novidades em 2025? Alguma surpresa?
Queremos alcançar outros lugares, outras histórias e usar formatos diferentes. Os espectadores podem esperar um olhar muito tecnológico e muito criativo. A gente tem percebido um aumento do público jovem, então, em 2025, vamos buscar atrair e fidelizar essas pessoas. Teremos vários experimentos: reality show, dicas, conselhos de empreendedores de sucesso. Será uma temporada muito recheada de formatos novos e de interação com quem está em casa