Portal BEI

Pedra São Thomé é reconhecida com a mais nova IG brasileira | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: liviapalmieri

Mineral, que dá nome à cidade mineira onde é encontrado, é extremamente valorizado para a decoração de espaços internos e externos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Pedra São Thomé como a mais nova Indicação Geográfica brasileira. Originária de Minas Gerais, o mineral dá nome à cidade de São Thomé das Letras, onde é encontrado, e tornou-se um dos itens mais procurados e valorizados por arquitetos e construtores por suas características que cativam visitantes de todas as partes do mundo. Com esse reconhecimento, o Brasil chega à marca de 115 Indicações Geográficas registradas de produtos únicos. Antes da Pedra São Thomé, o INPI já havia concedido esse registro também às pedras Carijó, Cinza e Madeira, todas do Rio de Janeiro, e ao mármore de Cachoeiro do Itapemirim (ES).

A Pedra de São Thomé é uma formação rochosa conhecida por suas propriedades especiais. Além de sua beleza natural, a pedra é parte integrante da cultura e história da cidade mineira. São Thomé das Letras é conhecida como a cidade de pedra e está localizada ao sul de Minas Gerais, a 1.440 metros de altitude, na região da Serra da Mantiqueira.

Reconhecida por sua beleza, resistência e versatilidade, a pedra São Thomé é muito utilizada na decoração de ambientes internos e externos. A pedra é um mineral de quartzito de alta durabilidade e dureza, com resistência ao atrito, baixa absorção de calor, antiderrapante e que não descasca, não esfarela e tem uma superfície plana e áspera. Ela é encontrada nas cores branca (esbranquiçada ou acinzentada), amarela (amarelo alaranjado indo para o marrom claro e escuro) e rosa (rosada claro e escuro).

O Estado de Minas Gerais é mundialmente conhecido pela sua riqueza mineral, fator que deu origem à sua denominação. Esse reconhecimento do INPI vai valorizar ainda mais essa pedra, que tem qualidades únicas, e contribuir com a sua promoção no mercado brasileiro e internacional.

Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae Nacional

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!