Portal BEI

Páscoa 2025: 8 franquias de chocolate para empreender, com investimento a partir de R$ 64,9 mil

Fonte: Redação

A época mais doce do ano está chegando e com ela uma oportunidades de negócios. Hoje, há diversas marcas que oferecem a opção de empreender no ramo por meio de formatos como quiosques, contêineres, lojas de presentes, cafeterias, entre outras opções. Se você deseja iniciar no franchising pelo mundo do chocolate, PEGN separou algumas marcas do setor.

Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:

  1. Cacau Show
  2. Mundo Di Chocolate
  3. Brasil Cacau
  4. Caracol Chocolates
  5. Kopenhagen
  6. Havanna
  7. American Cookies
  8. Lugano

Antes de escolher uma rede, especialistas consultados por PEGN, recomendam que o empreendedor pesquise a reputação e a entrega da franqueadora. Na fase de negociação, por exemplo, o indicado é que o empreendedor avalie todos os investimentos que precisará fazer para alcançar o ponto de equilíbrio.

“Ter disciplina com o controle de caixa, planejamento e investimento são aspectos essenciais para a sustentabilidade do negócio”, diz Marcelo Cherto, sócio da Cherto Consultoria.

Negócios de alimentação:

No caso do segmento de Alimentação Comercialização e Distribuição, que engloba as franquias de chocolate, a atenção precisa ser redobrada: O empreendedor precisa entender a realidade do mercado e a praça em que deseja abrir uma unidade.

Este é um dos segmentos mais fortes do franchising. Em 2024, o nicho cresceu 14,7 %, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), puxado pelo maior consumo de alimentos de indulgência, o que levou ao crescimento de redes de sorveterias, docerias e marcas especializadas em açaís.

Mas como se diferenciar dentre tantas marcas? Para Cherto, nesta Páscoa, o empreendedor deve se concentrar no atendimento. “Apesar de ser algo básico, um bom atendimento se tornou um diferencial hoje em dia. Ele não deve ser apenas simpático, mas eficiente, atencioso e focado em entender as necessidades do cliente. Isso sim traz o melhor para um negócio”, destaca o especialista.

Veja a seguir 8 franquias de chocolate, com investimentos a partir de R$ 64,9 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior.

1. Cacau Show

Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente, a rede conta com mais de 4,6 mil lojas em todo o país, e opera com os canais digitais e de venda direta.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
  • Número atual de lojas abertas: 4,6 mil
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 64, 9 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

2. Mundo Di Chocolate

Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito de fondue express. Além do seu carro chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca oferece também o gelato natural, milk shake, sorvete, açaí e salada de frutas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2021
  • Número atual de lojas abertas: 50
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 69 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir de 12 meses

3. Brasil Cacau

Com 16 anos de história, a Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, possui um amplo portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2009 / 2009
  • Número atual de lojas abertas: 400
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 109 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

4. Caracol Chocolates

Batizada em homenagem à cascata Caracol, um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, a marca foi fundada na cidade de Canela (RS) em 1982, mas em 2001 mudou a sede para Gramado (RS). A Caracol possui lojas e quiosques com produtos a granel, presenteáveis, com cafeteria com pratos salgados e doces, além de cafés elaborados com chocolate da Serra Gaúcha.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1989 / 2020
  • Número atual de lojas abertas: 16
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 12 a 24 meses

5. Kopenhagen

Com 97 anos de história, a Kopenhagen atua no segmento de chocolates finos com produtos como Nhá Benta e Língua de Gato. A marca pertence ao Grupo CRM, que agora integra a multinacional Nestlé.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1928 / 1996
  • Número atual de lojas abertas: 600
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 170 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

6. Havanna

A marca argentina foi fundada em 1939 como uma fábrica de alfajores e hoje tem mais de 2,5 mil lojas em 12 países. Especializada nos doces argentinos, a marca tem opções de quiosques e de lojas com cafeteria completa.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1939 / 2015
  • Número atual de lojas abertas: 200
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 180 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

7. American Cookies

A rede de cookies artesanais American Cookies nasceu na cozinha do apartamento do casal Francielle Faria e Rafael Macedo em Brasília, e hoje conta com 55 unidades espalhadas por dez estados. Para os planos de expansão, a rede aposta em dois formatos de franquias: quiosques e as tradicionais lojas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2019
  • Número atual de lojas abertas: 55
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 298 mil
  • Prazo estimado de retorno: 18 meses

8. Lugano

A marca da Serra Gaúcha teve seu nome inspirado na cidade suíça de Lugano. A rede oferece os chocolates artesanais próprios, além de espaços para cafés.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1976 / 2018
  • Número atual de lojas abertas: 120
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 375 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!