Aumento de portfólio, novos formatos e tecnologia estão no foco das melhores franqueadoras do país em 2024, reveladas pelo prêmio As Melhores Franquias do Brasil, de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, nesta terça (25/6).
A Sodiê Doces, eleita Franquia do Ano, tem investido em novos modelos de negócio, como contêiner e quiosque, para ampliar a capilaridade. Na retaguarda, inaugurou uma fábrica de salgados com mais de 5 mil metros quadrados, o que irá triplicar a capacidade produtiva.
Fabio Araujo, diretor-geral da marca, afirma estar otimista para os próximos dois anos, porém atento aos movimentos do mercado. “Vejo um bom cenário, com tendência de melhora no consumo”, diz. A Sodiê investiu em aumento do portfólio, com novas bebidas, cafés especiais e linhas veganas. Em breve, a marca também deve lançar uma linha própria de chocolates e de produtos para cães e gatos.
A Maria Brasileira, premiada como Melhor Microfranquia, tem aproveitado uma mudança no comportamento do consumidor, ávido por praticidade, afirma Felipe Buranello, CEO e sócio-fundador da rede. A marca realizou investimentos em tecnologia, que incluem um aplicativo próprio e inteligência de dados. “Pensando à frente, contratamos uma consultoria para pesquisa com clientes, profissionais, franqueados e colaboradores internos”, diz.
Essa transformação no consumo também está no radar da Emagrecentro, rede fundada por Edson Ramuth e destaque no quesito Desempenho da Rede. De acordo com o empreendedor, a preocupação dos consumidores com a saúde tem se convertido em uma demanda maior para o seu negócio.
A rede apostou em capacitação para melhorar os resultados e capitalizar a demanda. Neste mês, será lançada a Emagrecentro Academy, formação à distância para franqueados e colaboradores, que incluirá graduação, pós-graduação e MBA.
Tecnologia também é a estratégia de Kawel Lotti, CEO e fundador da Ceopag, destaque na categoria Satisfação do Franqueado. No primeiro trimestre de 2024, a marca de meios de pagamento cresceu 30%. No ano, o plano é aumentar a receita em 50%.
Para Rodrigo Abreu, presidente da AlphaGraphics no Brasil, empresa que se destacou em Qualidade da Rede, é fundamental colaborar na gestão. “Passamos a atuar diretamente com os franqueados na implantação de marketing local, desenvolvendo ações em conjunto.” A franqueadora também ajuda na geração de leads (contatos de potenciais clientes) empresariais para as unidades.