Jenna Leurquin, dona de uma padaria francesa no Arizona, nos Estados Unidos, denunciou uma influenciadora que, segundo ela, exigiu doces gratuitos em troca de uma avaliação positiva. Em um vídeo publicado no TikTok — que rapidamente se tornou viral, com mais de 54 milhões de visualizações —, a empreendedora afirmou ter se recusado a ceder ao que classificou como uma tentativa de “bullying” e decidiu expor sua versão da história aos seguidores.
No vídeo, gravado enquanto caminhava pela própria padaria, a Jenna Leurquin Patisserie, ela explicou: “Recentemente, uma influenciadora entrou em contato conosco e pediu para fazer uma colaboração, e nós respeitosamente recusamos porque não estava em nosso orçamento no momento.” Segundo a empresária, a criadora de conteúdo não aceitou o “não” como resposta.
“Ela basicamente tentou nos chantagear, dizendo que, se oferecêssemos a comida de graça, ela faria uma boa avaliação sobre nós.”
A empreendedora mostrou mensagens trocadas com a criadora de conteúdo, que dizia ter recebido boas recomendações sobre as sobremesas e propôs uma visita. No vídeo, Leurquin diz que respondeu que não tinha verba para parcerias no momento, mas a influenciadora insistiu, escrevendo:
“Quando é uma colaboração, ainda farei uma avaliação honesta e destacarei o que gostei, sendo mais suave ou breve nas palavras sobre o que eu possa não ter gostado tanto. Se a experiência for terrível, não postarei nada por gentileza em respeito à hospitalidade. A refeição precisará ser cortesia, incluindo a gorjeta.”
Mesmo após a recusa, a influenciadora apareceu no estabelecimento no dia seguinte. “Embora não tivéssemos concordado em colaborar, nós a reconhecemos quando ela chegou e, mesmo assim, fomos muito receptivos e oferecemos bebidas extras”, disse a empreendedora.
A situação piorou quando a influenciadora publicou uma avaliação negativa. “Respeitamos totalmente uma avaliação negativa, mas o que não gostamos é de mentiras e bullying. A primeira coisa que ela disse foi que nosso pistache era ‘muito falso’.” Em seguida, mostrou os ingredientes utilizados: “Curiosidade: temos aqui nossa pasta de pistache, que é 100% pistache da Itália.”
Ela aproveitou para explicar o cuidado envolvido na produção dos doces. “Além de gastarmos dez vezes mais com ingredientes, o que mais valorizamos é o tempo dedicado a cada receita”, afirmou, destacando o uso de farinha importada e o processo artesanal de criação.
Ao final, ela fez um apelo sobre o impacto de atitudes como essa. “O problema é se a próxima geração for influenciada a achar que é aceitável intimidar e desrespeitar a indústria alimentícia”, disse. Ela encerrou o vídeo agradecendo aos clientes: “É graças a vocês que, desde o primeiro dia, consigo realizar meu sonho de ter uma padaria.”
Embora não tenha sido mencionada nominalmente, a influenciadora conhecida como “@glamoramaaaa” publicou uma resposta à repercussão. Ela começou esclarecendo o comentário sobre o sabor do pistache:
“Quando provei o pistache, percebi um sabor forte que me lembrou extrato ou aromatizante, então presumi que era isso que havia sido usado. Talvez tenha sido adicionado, talvez não. Mas quero deixar claro que eles usam ingredientes reais também, e eu deveria ter sido mais cuidadosa com as minhas palavras.”
A criadora de conteúdo negou que sua crítica tenha sido motivada pela recusa da colaboração. “Minha avaliação não foi uma vingança. Eu já planejava visitar a padaria, paga ou não. Mas entendo que, pela forma como as coisas aconteceram, pode ter parecido que fiz isso por despeito — e essa nunca foi minha intenção.”
Ela afirmou que sempre faz avaliações honestas, mas reconheceu que “honestidade sem compaixão pode soar de forma errada”. Disse ainda que se arrepende de ter passado uma impressão negativa e pediu desculpas à padaria. “Respeito o tempo, o esforço e o coração que são necessários para tocar um pequeno negócio, e desejo sinceramente muito sucesso daqui para frente.”
Encerrando a mensagem, a influenciadora refletiu: “No fim do dia, todos somos humanos. Às vezes erramos em público, e tudo o que podemos fazer é assumir a responsabilidade, aprender e crescer com isso.”
A publicação já conta com mais de 2 milhões de visualizações.