Portal BEI

Omie lança curso gratuito sobre Reforma Tributária para pequenas e médias empresas

Fonte: Redação

Levantamento da plataforma de gestão (ERP) na nuvem identificou que 41% dos empreendedores não sabem qual é a base da mudança no modelo de tributação


Empreendedores podem se inscrever gratuitamente na Omie.Academy
Empreendedores podem se inscrever gratuitamente na Omie.Academy — Foto: Pexels

A plataforma de gestão (ERP) em nuvem Omie anunciou nesta terça-feira (3/12) o lançamento do curso Reforma Tributária para PMEs, que oferece 15 horas de conteúdo online para explicar a lei e os detalhes das mudanças previstas para os diferentes regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O curso também indica estratégias que pequenas e médias empresas podem adotar para se adequarem às novas regras.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Omie.Academy (por meio deste link) e ter acesso ao conteúdo — que não tem data de expiração. Também é oferecido um certificado no final.

O lançamento foi anunciado com uma pesquisa realizada com 285 empreendedores optantes pelo Simples Nacional. O levantamento identificou que 41% dos gestores não sabem qual é a base da reforma: no caso, a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a eliminação da cumulatividade de taxa.

Segundo os dados, 65% acreditam que as novas regras afetarão diretamente os seus negócios — 26% dos não sabem avaliar se terá impacto e 9% acreditam que não terá influência no seu dia a dia.

“A conclusão é que, apesar de não compreenderem 100% as mudanças da Reforma Tributária, os gestores têm expectativas de que ela impacte significativamente seus negócios e o papel dos contadores”, diz Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie. “As empresas precisam se educar para se preparar para as mudanças, que tendem a influenciar toda a gestão do negócio, incluindo margem de lucro, fluxo de caixa e precificação.”

A Omie também lançou uma calculadora pelo valor de R$ 159 por mês para que os empreendedores calculem os impactos da mudança em seus negócios. “Embora a reforma tenha a promessa de simplificar a gestão tributária a longo prazo e reduzir distorções, no curto prazo, é certo que essa duplicidade irá gerar um grande aumento da complexidade, o que irá demandar mudanças significativas nos processos internos de qualquer negócio, especialmente das pequenas empresas”, afirma Marcelo Lombardo, cofundador e CEO da Omie, em nota.

Mais recente Próxima Como é a rotina do CEO que defende carga horária de 84 horas por semana para seus funcionários

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!