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Olimpíadas 2024: uniforme viral da Mongólia foi feito por grife de luxo familiar; conheça

Fonte: Redação

A poucos dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, um dos uniformes das delegações se tornou viral – e não, não se trata da polêmica acerca da indumentária brasileira. Os trajes apresentados pela delegação da Mongólia caíram no gosto da internet e já há até pedidos de “medalha de ouro” para o melhor uniforme.

Todo o barulho começou logo no início do mês, quando a grife de luxo Michael & Amazonka revelou o design das peças em suas redes sociais.

De acordo com a agência nacional de notícias da Mongólia, a Montsame, os trajes apresentam bordados com símbolos relevantes para a nação, como o Sol, a Lua e o Gua-Maral — um cervo mítico do folclore mongol. As peças também exibem a tocha olímpica e o emblema dos Jogos de Paris.

Os uniformes foram criados ao longo de três meses, em seis etapas, com medidas detalhadas do corpo de cada atleta. Cada um levou cerca de 20 horas para ficar pronto.

De acordo com a NBC News, as responsáveis pela criação do traje são as irmãs e designers Michel Choigaalaa e Amazonka Choigaalaa, donas da Michel & Amazonka, fundada em 2015. As duas criaram os uniformes da Mongólia para as cerimônias de abertura e encerramento dos últimos dois Jogos Olímpicos. A Vogue diz que as irmãs são conhecidas por fazer “uniformes chiques”, e que também foram as responsáveis pelos trajes usados pelos funcionários da Mongolian Airlines.

A primeira loja física da marca foi aberta em um espaço pequeno em 2015. Com o crescimento, a empresa ganhou mais duas lojas, uma fábrica, 24 designers e um e-commerce, em 2021. Atualmente, 85% do portfólio da marca é feito para mulheres e 90% do público é de clientes da própria Mongólia. Além de uniformes, a marca é conhecida pela alta costura e por cashmeres.

Diversos vídeos no TikTok repercutiram as peças, elogiando o trabalho das irmãs designers. Algumas, como a do perfil Regular Boy Sports, atraíram milhares de comentários, alguns deles “exigindo” uma “medalha de ouro” para os uniformes da nação.

Em uma entrevista concedida à Forbes em 2019, as irmãs disseram que não costumam viajar muito para se inspirar, uma vez que a cultura local é rica e pouco conhecida no mundo. Em uma entrevista recente à CNN norte-americana, elas disseram que não esperavam pela repercussão na internet: “isso nos pegou totalmente de surpresa”.

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