A rede de franquias Oakberry anunciou a captação de R$ 325 milhões em uma rodada que teve como investidores fundos geridos pelo BTG Pactual, incluindo um de impacto. O objetivo é acelerar a abertura de lojas da marca no exterior, com maior foco nos Estados Unidos. Hoje, a rede tem mais de 700 unidades em operação em cerca de 40 países – atualmente, 70% do faturamento da rede vem das lojas fora do Brasil.
Com o aporte, a estimativa é fechar 2024 com cerca de 1 mil pontos de venda e um faturamento de R$ 1 bilhão. O valor captado também poderá ser aplicado nos mercados da Austrália e Portugal.
“A Oakberry foi concebida para ser uma marca global e a chegada do investidor traz não apenas um parceiro financeiro, como também estratégico para acelerarmos esta expansão. A estratégia de investimento em unidades próprias em mercados de alto potencial, como o dos Estados Unidos, representa uma excelente oportunidade de alocação de capital, ao mesmo tempo que acelera o posicionamento da marca nestas regiões”, diz Georgios Frangulis, sócio-fundador e CEO da Oakberry.
Essa é a terceira captação da marca de açaí, fundada em 2016: a primeira foi em 2021, em uma rodada privada de R$ 84 milhões, para investir em seu processo de verticalização. No ano passado, a empresa estreou no mercado de capitais com a emissão de um CRA verde de R$ 50 milhões, destinado à compra de açaí com manejo sustentável. A empresa ainda pertence ao portfólio da holding SMZTO, de José Carlos Semenzato.
Franquias:
A Oakberry tem mirado esforços nos Estados Unidos desde 2022, quando contratou dois executivos com experiência em redes de fast-food para o time norte-americano da marca. Atualmente, a rede tem 35 pontos de venda no país, e pretende abrir mais de 200 até o final de 2026, sendo metade próprios.
Na Europa são 100 lojas em operação e a expectativa é chegar a 300 até o final de 2026. A empresa espera que essa aceleração faça com que 80% do faturamento venha de fora do Brasil em até dois anos.