Entre as 50 marcas mais presentes nos shopping centers brasileiros, 36 são redes de franquias. O Boticário, Cacau Show e Chilli Beans são as maiores, mas, de acordo com o estudo Mix dos Shoppings, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) na quarta-feira (26/6), com apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a proporção é diferente em cada uma das regiões brasileiras (a lista completa, por região, pode ser consultada no final do texto).
O levantamento, feito pela AGP Pesquisas, entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, abrange 98% dos 639 shoppings do país. A última edição do estudo havia sido feita em 2014. De lá para cá, o número de marcas presentes nos shoppings passou de 18,4 mil para 25 mil (+35%).
Marcas de Alimentação lideram, com mais de 4,4 mil empresas diferentes, o que representa aproximadamente 18% do total. Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência, com 3.825 mil marcas (15,4%) e Vestuário com 3.819 marcas (15,3%).
“Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Das 1.395 marcas associadas à ABF, 530 têm lojas em shopping centers — cerca de 38% do total. O estudo da Abrasce aponta que as franquias correspondam a 27% das lojas em shopping centers, mas a projeção da ABF é que o número pode chegar a 32%, considerando também as marcas não associadas.
As redes de franquia mais presentes em shoppings brasileiros são:
- O Boticário (76%)
- Cacau Show (71%)
- Chilli Beans (62%)
- Burger King (61%)
- McDonald’s (58%)
- Lupo (55%)
- Espaçolaser (54%)
- Havaianas (52%)
- Hering (50%)
- CVC (48%)
Das 13 marcas presentes em mais de 50% dos shoppings brasileiros, nove são franquias. As categorias com mais peso são Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
“Moda, que costumava ser muito presente nos shopping centers, foi um segmento que sofreu bastante na pandemia. Agora vemos um crescimento relevante de serviços, como a Espaçolaser, mas também há clínicas de estética, em geral, de odontologia e medicina, entre outros”, observa Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Interiorização de franquias avança
A percepção de que um shopping center em São Paulo, por exemplo, abriga mais do que 32% de franquias não é errada, de acordo com Leite, da ABF: a capital paulista é a cidade com mais unidades franqueadas do país – mais de 21 mil, de acordo com dado da ABF, e os shoppings são parte estratégica do crescimento de muitas marcas.
Em outras regiões, as franquias também optam por outros pontos, como lojas de rua, que respondem pela maior fatia das unidades franqueadas no país (54,2% do total no primeiro trimestre deste ano), galerias, supermercados e pontos alternativos, com maior proximidade com o consumidor.
O dado conversa com um levantamento da ABF que mostra um avanço na interiorização de franquias nos últimos anos. Atualmente, há unidades franqueadas em 63% dos municípios brasileiros (3497, no total), incluindo cidades pequenas, sem shopping centers. No ano passado, o percentual era de 62%.
“As marcas têm investido em modelos menores para chegar a mais cidades, isso é uma tendência. Hoje a tecnologia já permite isso”, observa a vice-presidente da entidade, Adriana Auriemo.
Participação de redes e franquias em diferentes regiões do país
A pedido de PEGN, a Abrasce levantou a participação das redes em shopping centers de acordo com a região do país. O objetivo foi entender a relevância das marcas em locais diferentes do país. A entidade ainda destacou marcas que aparecem exclusivamente no Top 50 de cada região. O levantamento considerou marcas que operam como franquias e as que têm expansão baseada apenas com lojas próprias.
Entre as três franquias mais relevantes nacionalmente, O Boticário é onipresente, e encabeça todos os rankings, com maior predominância proporcional no Norte (87%). A Cacau Show, por sua vez, oscila em segundo e terceiro lugar, enquanto a Chilli Beans nem aparece no Top 5 do mesmo Norte e do Sudeste.
Sudeste
- O Boticário – Perfumaria e Cosméticos (74% de presença dos shoppings regionais)
- Cacau Show – Alimentação e Bebidas (70%)
- Vivo – Telefonia e Acessórios (65%)
- Burger King – Alimentação e Bebidas (65%)
- Americanas – Departamentos (65%)
No Sudeste existem 324 shoppings mapeados pela Abrasce, 53% do total nacional. As marcas que se destacam exclusivamente no top 50 da região são:
- 35º Kings Sneakers (Calçados)
- 47º Kalunga (Livraria e Papelaria)
- 49º Outback (Alimentação e Bebidas)
- 50º Sóbrancelhas (Serviços e Conveniência)
Sul
- O Boticário – Perfumaria e Cosméticos (80% de presença dos shoppings regionais)
- Cacau Show – Alimentação e Bebidas (74%)
- Americanas – Departamentos (67%)
- Chilli Beans – Acessórios (65%)
- Vivo – Telefonia e Acessórios (64%)
No Sul existem 107 shoppings mapeados pela Abrasce, 15% do total nacional. As marcas que se destacam exclusivamente no top 50 da região são:
- 18º Beagle (Vestuário)
- 27º Panvel (Serviços e Conveniência)
- 28º Mini Kalzone (Alimentação e Bebidas)
- 32º Youcom (Vestuário)
- 33º Prata Fina (Relojoaria e Joalheria)
- 35º Luz da Lua (Calçados)
- 39º New Era (Acessórios)
- 45º Superlegal Brinquedos (Brinquedos e Artigos Infantis)
- 46º Live! (Vestuário)
- 48º Bagaggio (Artigos de viagens)
- 49º Via Laser (Serviços e Conveniência)
Nordeste
- O Boticário – Perfumaria e Cosméticos (78% de presença dos shoppings regionais)
- Americanas – Departamentos (75%)
- Cacau Show – Alimentação e Bebidas (71%)
- Chilli Beans – Acessórios (57%)
- Vivo – Telefonia e Acessórios (56%)
No Nordeste existem 109 shoppings mapeados pela Abrasce, 18% do total nacional. As marcas que se destacam exclusivamente no top 50 da região são:
- 6º Le Biscuit (Departamentos)
- 23º Pague Menos (Serviços e Conveniência)
- 35º Cia do Terno (Vestuário)
- 38º First Class (Artigos para o Lar, Decoração e Presentes)
- 39º Loucos por Coxinha (Alimentação e Bebidas)
- 40º Magazine Luiza (Departamentos)
- 44º Nagem (Eletrônicos)
- 47º Caixa Econômica Federal (Serviços e Conveniência)
- 50º Amávia (Perfumaria e Cosméticos)
Centro-Oeste
- O Boticário – Perfumaria e Cosméticos (74% de presença dos shoppings regionais)
- Americanas – Departamentos (72%)
- Cacau Show – Alimentação e Bebidas (71%)
- Chilli Beans – Acessórios (63%)
- Vivo – Telefonia e Acessórios (59%)
No Centro-Oeste existem 69 shoppings mapeados pela Abrasce, 9% do total nacional. As marcas que se destacam exclusivamente no top 50 da região são:
- 24º Miss Make (Perfumaria e Cosméticos)
- 39º BioMundo (Serviços e Conveniência)
- 49º QG Jeitinho Caseiro (Alimentação e Bebidas)
Norte
- O Boticário – Perfumaria e Cosméticos (87% de presença dos shoppings regionais)
- Americanas – Departamentos (83%)
- Cacau Show – Alimentação e Bebidas (80%)
- Sapatinho de Luxo – Calçados (77%)
- Vivo – Telefonia e Acessórios (73%)
No Norte existem 30 shoppings mapeados pela Abrasce, 5% do total nacional. As marcas que se destacam exclusivamente no top 50 da região são:
- 4º Sapatinho de Luxo (Calçados)
- 16º Damyller (Vestuário)
- 17º Studio Z (Calçados)
- 32º Espaço Rubro Negro (Artigos Esportivos)
- 43º Lojas Marisa (Vestuário)
- 46º Comepi (Perfumaria e Cosméticos)