Frederico Cymbalista, 34 anos, vem de uma família de empreendedores do setor de panificação. Quando decidiu que carreira seguir, foi natural optar pelo curso de administração e querer trabalhar com alimentação. A oportunidade veio com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de sua esposa, Paola Cymbalista, formada em 2013. Juntos, eles fundaram a Cymco Alimentos, fabricante de pão de queijo congelado localizada em Curitiba (PR). A empresa encerrou 2024 com um faturamento de R$ 70,7 milhões — e projeta alcançar R$ 100 milhões neste ano.
Atualmente, 30% das vendas são realizadas para seção de padaria de mercados — dos maiores aos de bairro. Cerca de 20% vão para lojas de conveniência de posto de gasolina, 25% para panificadoras, e o restante dividido entre lanchonetes, hotéis e cantinas de universidades. A empresa atende diretamente o consumidor final por meio do e-commerce, mas o B2C representa apenas 1,5% das vendas.
“O nosso foco é a transformação. Vendemos o produto congelado para o nosso cliente, que vende assado para o consumidor final”, afirma.
Em entrevista a PEGN, Cymbalista conta que sempre soube que seria empreendedor. “Quando eu estava na faculdade, a minha mãe ainda tinha uma panificadora e meu pai tinha uma indústria de panificação, em que oferecia pães assados. Eu imaginava que iria para essa área, mas não sabia exatamente com qual produto e o que eu faria”, afirma. A oportunidade veio quando a esposa Paola, também estudante de administração na época, precisou desenvolver um projeto acadêmico.
“O TCC foi uma forma de ter uma estrutura para o negócio, mesmo que ainda pequeno”, diz o empreendedor, que conta que viu potencial para o empreendimento durante o desenvolvimento.
A dupla realizou um investimento de R$ 350 mil para tirar o negócio do papel. “Começamos com uma estrutura pequena, na garagem, mas com maquinários com tecnologia avançada”, afirma. “Eu imaginava que meus primeiros clientes seriam as redes de panificadoras da minha família e os supermercados. Até consegui vender para minha mãe, mas era difícil atender outras panificadoras”, diz Cymbalista, que diversificou a prospecção par atender também lojas de conveniência.
Após dois anos de empreendimento, Paola deixou o negócio para se dedicar à maternidade.

Segundo o empreendedor, o diferencial do negócio é ter todo o controle para a distribuição do produto. “A logística de transportar produtos congelados em uma rodovia é um desafio. Para fazer um bom atendimento, é preciso ter uma frota própria, e muitos concorrentes ainda não têm, e trabalham com distribuidores, que têm as suas próprias margens, o que acaba encarecendo o produto lá na ponta”, diz.
A empresa também aposta em estar próxima aos clientes, e conta com três centros de distribuição, além da fábrica em Curitiba. Os espaços estão em Gravataí (RS), Paulo Lopes (SC) e Navegantes (SC). A expectativa é inaugurar de três a cinco CDs ainda neste ano, no Sul e no Centro-Oeste, regiões onde ele enxerga potencial de crescimento.
“Neste segmento, eu preciso fazer entregas semanais para 80% dos meus clientes. É um produto extremamente recorrente que não pode ter uma quebra. Os clientes esperam ter pão de queijo em uma panificadora e em uma loja de conveniência. Se eu não atendê-lo bem, ele trocará o meu produto por outro fornecedor, então não posso dar chance para essa ruptura”, afirma.

Reestruturação da marca
O empreendedor conta que a empresa continuou operando de maneira estável durante a pandemia, já que os clientes atendidos, como mercados e postos de gasolina, seguiram funcionando. “Não tivemos uma queda, mas ficamos estagnados”, diz Cymbalista, que aproveitou o momento para fazer uma reestruturação no negócio e fazer uma mudança no nome da marca, que começou como Forneria do Pão de Queijo e Forninho.
“Algumas pessoas não conseguiam falar a palavra Forneria. Parece simples, mas eu mesmo me confundia e falava Fornaria”, diz Cymbalista. Depois, a empresa mudou para Pão de Queijo Mineiro. “Mas também não foi uma mudança muito pensada. Decidimos porque era possível usar o domínio no site, mas eu nunca achei legal porque não mostrava uma identidade.”
Em 2021, o empreendedor contratou uma empresa de marketing que sugeriu o nome Cymco, que combina o início do sobrenome do fundador, com “co” de company (empresa, em inglês). “Também era importante ter um nome que fosse além do pão de queijo e nos permitisse expandir a linha de produtos”, diz.
A empresa tem planos de aumentar o mix, com mais tipos de pão de queijo e também outros alimentos. “Nossa ideia é continuar com produtos congelados que também atendam os clientes que já temos e que já estão na nossa logística.” A Cymco também modificou as embalagens no ano passado pensando, em algum momento, expandir sua atuação no varejo e ser mais atrativa para o consumidor final.
Por enquanto, o empreendedor não revela quais são os próximos lançamentos planejados.