Superando as expectativas, o setor de franquias fechou 2024 movimentando R$ 273 bilhões, um crescimento de 13,5%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O cenário favorável é ainda mais promissor para o segmento educacional, que tem alto potencial de retorno e poder de transformar a vida dos estudantes. O Kumon, por exemplo, tem avançado em sua estratégia de expansão e busca fortalecer a presença nas capitais e grandes cidades.
“Cada vez mais, as pessoas procuram um trabalho com propósito, mas que também seja lucrativo. O investimento na área de educação tem esse duplo impacto”, comenta Camila Vargas Arquioli, responsável pelo departamento de expansão da marca Kumon na América do Sul.
Fundada no Japão em 1958, a rede desenvolveu uma metodologia que visa incentivar a autonomia nos estudos, promovendo o fortalecimento do potencial de aprendizado de cada criança. Hoje o Kumon está presente em mais de 60 países. No Brasil, há 48 anos, já conta com mais de 1.500 unidades em mais de 620 municípios, sendo reconhecido como a maior rede no setor de educação.
“Para quem deseja empreender, a franquia apresenta riscos relativamente baixos, tendo em vista que somos uma marca consolidada, com método testado e aplicado no mundo. A padronização e a eficiência da nossa abordagem garantem a estabilidade do negócio”, explica Camila.
O capital inicial necessário parte de R$ 50 mil e a rentabilidade é de 20% a 25% sobre o faturamento. Segundo a executiva, o ponto de equilíbrio costuma ser atingido de quatro a seis meses do início do funcionamento, e o retorno do aporte acontece entre 18 e 24 meses.
Com meta de abrir 130 novas unidades pelo Brasil em 2025, o Kumon avança em sua estratégia de expansão e busca fortalecer a presença nas capitais e grandes cidades.
Suporte diferenciado
De acordo com Camila, a franquia oferece todo apoio pré e pós-abertura de forma individualizada. Antes de iniciar o negócio, a marca trabalha com a preparação do franqueado em diversos pilares. Partindo da fase de implementação, a rede auxilia na busca do melhor local, planejamento do layout, desenho da fachada, compra de equipamentos, treinamentos e orientações sobre o método.
Após a abertura, o suporte segue nos âmbitos administrativo, de marketing, capacitações, gestão de pessoas, consultorias e outras frentes. Ainda no sentido de impulsionar o novo empreendedor para transpor as primeiras etapas, o Kumon disponibiliza um pacote de subsídios que pode chegar a R$ 27 mil. “Damos todo o suporte de negócio para que ele se sinta amparado e possa focar totalmente o desenvolvimento dos alunos”, afirma Camila.

Há poucos pré-requisitos para se tornar um franqueado. É preciso ter formação universitária – não necessariamente em educação –, disponibilidade integral para acompanhar a operação presencialmente e identificação com a abordagem de educação e com área.
A executiva destaca a longevidade das franquias. “Temos unidades passando de geração para geração, já com netos dos proprietários assumindo-as. Kumon é uma rede que preza o legado, que transforma tanto a vida dos alunos quanto a dos franqueados”, conta.
Evolução constante
Acompanhando as demandas do mercado e das novas gerações, a rede vem incorporando inovação em suas operações. Há dois anos, implementou a ferramenta Kumon Connect, que proporciona uma experiência de estudo diferenciada. Com ela, o material é oferecido no formato digital para que o estudo seja feito por meio de tablets.
O aluno resolve as lições do material didático escrevendo no dispositivo da mesma forma que escreveria em papel, com a vantagem de ter tudo digitalizado, agilizando as etapas de correção e assegurando que o orientador tenha a oportunidade de entender mais rapidamente eventuais dificuldades, pois a ferramenta reproduz a resolução das questões resolvidas pelo aluno. Além disso, a família também pode monitorar a evolução e as conquistas dos filhos diretamente na plataforma.
Ainda no sentido da inovação, as aulas híbridas entraram na operação. O presencial continua sendo o forte, mas o Kumon se adaptou para oferecer esse novo modelo, que pode ser adequado de acordo com as necessidades de cada estudante. Camila ressalta que toda a tecnologia que o negócio absorve é apoiada pelo franqueador, proporcionando a implementação das novas ferramentas e metodologias da forma mais prática e segura.
Acesse o site, conheça mais sobre a franquia Kumon e agende uma reunião de apresentação.