O caso chegou a mais de 600 mil visualizações no TikTok e ganhou milhares de comentários de apoio
Uma norte-americana identificada como Ashley, dona de uma propriedade para aluguel via Airbnb, passou a adotar novas regras no contrato de locação após vivenciar um episódio um tanto quanto inusitado. Em seu perfil no TikTok, a moradora de Charlotte, cidade localizada no estado da Carolina do Norte (EUA), relata que agora proíbe que seus hóspedes façam sua propriedade como um estacionamento de veículos elétricos ou utilizem o espaço para fazer mineração de criptomoedas.
No momento, a publicação conta com mais de 600 mil visualizações. Na legenda do conteúdo, a estadunidense inicia: “As regras mais estranhas do Airbnb que tive que implementar como anfitriã”. Logo em sequência, ela complementa: “Um hóspede fez o check-in. Eles [ficaram] por três semanas, nada demais. Exceto quando a conta de energia elétrica chegou.”
Segundo a anfitriã, os hóspedes montaram uma espécie de estação de carros elétricos, recarregando os veículos no estacionamento da residência. Além disso, também utilizaram cerca de 10 computadores diferentes para minerar criptomoedas.
“Era mais barato para eles alugar uma casa do que pagar a eletricidade. Então acabou com a minha conta de energia. E custou US$ 1,5 mil [equivalente a aproximadamente R$ 8,4 mil] por essas três semanas de estadia”, diz Ashley. A estadunidense explica que, dado o valor elevado da conta de energia elétrica, ela teve que recorrer a uma espécie de reembolso por parte do Airbnb.
“Então eu cobrei [o hóspede]. Eu expliquei [a situação] e tive que lutar contra isso no Airbnb. Mas, enfim, essa é uma das minhas regras estranhas: você não pode minerar criptomoeda ou configurar uma estação de veículos elétricos [na minha residência]”, encerra.
Nos comentários, os usuários também acharam a situação bem diferente do padrão. “Amei a sua reação equilibrada [quanto] a isso. Sim, eles estavam errados, você deve cobrá-los por isso. Sim, adicionar essa regra é necessário. Não, você não surtou”, disse um.
Já outro seguidor, leigo no assunto, ficou em dúvida sobre como 10 computadores trabalhando conseguia demandar tanta energia elétrica. Em resposta, uma terceira pessoa apontou: “Eles operam [criptomoedas em] vários computadores, o que gera muito calor. Então ligam o ar condicionado ao máximo para evitar que [o ambiente] esquente demais.”