O empresário Eloy Tuffi, fundador da rede de escolas Microcamp, morreu neste domingo (8/12) em Campinas (SP), aos 73 anos. Vítima de um infarto, Tuffi iniciou a jornada empreendedora vendendo livros e cursos de inglês ainda aos 18 anos, e fundou a rede de ensino profissionalizante em 1977. O velório ainda não foi definido. O empresário deixa cinco filhos e cinco netos.
Tuffi nasceu no bairro da Mooca, em São Paulo e fundou sua primeira escola de inglês aos 23 anos. Pouco tempo depois, ingressou no ramo de ensino de informática, fundando em 1977 a Flama Microinformática.
Ao se mudar para Campinas, em 1981, Tuffi consolidou sua empresa, dando origem à Microcamp. A rede cresceu rapidamente, conquistando até unidades internacionais. Em 1989, com 19 unidades próprias no Brasil, a marca chegou a Portugal, Argentina e Espanha.
O empreendedor era resistente ao modelo de franquias no início, mas acabou cedendo em 1994 – mesmo ano em que a primeira lei sobre o setor foi promulgada no país. Isso permitiu que a Microcamp chegasse a 150 escolas espalhadas por 15 estados brasileiros. Desde 2017, Davi Tuffi, filho mais velho do fundador, está à frente do negócio.
Na década passada a empresa passou a ter problemas financeiros e buscou alternativas, como novos modelos de franquia. No ano passado, a rede divulgava ter 55 unidades franqueadas e 19 próprias.
Constantemente, Tuffi dizia que sua motivação para abrir a Microcamp era popularizar o acesso à tecnologia, mesmo em uma época em que os computadores eram restritos. A trajetória da Microcamp e do empreendedor, inclusive, foi registrada no livro “Do BASIC ao TI – A Trajetória de 30 anos da Microcamp”, lançado em 2013 pelo Centro de Memória da Unicamp, como forma de reconhecimento à contribuição do empreendedor para a popularização do ensino de informática no Brasil.
Tuffi também criou outras iniciativas fora do ramo educacional, como times de basquete, eventos culturais, e empreendimentos agropecuários, revitalizando uma fazenda em Espírito Santo do Pinhal (SP) para criar gado Red Angus e avestruzes. Ele também criou negócios na área gastronômica, como o restaurante Red Angus e o Café Eloy.