Moradores de bairro londrino se organizam contra chegada de padaria gourmet

Fonte: Redação

Justificativa é que negócio prejudicaria pequenos empreendedores locais


Gail's Bakery: empresa tem enfrentado resistência para abrir unidade em Londres
Gail’s Bakery: empresa tem enfrentado resistência para abrir unidade em Londres — Foto: Reprodução / Instagram

A iminente chegada de uma padaria gourmet a um bairro de Londres tem mobilizado moradores e empreendedores locais. O abaixo-assinado foi registrado no site Change.org e já tem 228 assinaturas – a meta é atingir 500. De acordo com a descrição da petição, a possível chegada da rede Gail’s Bakery à região de Walthamstow Village poderia quebrar os pequenos negócios locais.

O organizador do manifesto, James Harvey, disse ao Daily Mail que o bairro é conhecido por ter empresas pequenas e familiares. No texto da petição, ele elogia o empreendimento, mas diz que seria prejudicial para a região. “’A Gail’s, embora respeitada por sua qualidade, corre o risco de ofuscar nossas adoradas lojas locais devido à sua enorme escala e alcance publicitário”, afirma.

A rede de padarias tem cerca de 130 lojas atualmente, e anunciou um plano de abrir mais 35 unidades na Grã-Bretanha. Embora tenha uma fama que a preceda, os representantes da marca costumam dizer que a empresa se mantém como uma “padaria de bairro”, onde quer que esteja.

De acordo com apuração do Daily Mail, praças que recebem o negócio costumam registrar uma valorização significativa dos imóveis no entorno. “A Gail’s rotula a área como região imobiliária de primeira linha”, afirma Dominic Agace, CEO da imobiliária Winkworth.

Nas redes sociais, as opiniões são divididas: enquanto alguns usuários chamam o bairro de “gentrificado”, e dizem que a polêmica “não tem sentido”, outros apoiam a mobilização dos moradores em prol dos negócios locais.

Recentemente, a rede de atacarejo brasileira Atacadão, controlada pelo Carrefour, passou por uma situação semelhante na França. O próprio prefeito da comuna de Sevran, que era o local pretendido pela rede, mobilizou uma reação contrária à instalação da varejista por lá. A empresa migrou a inauguração para uma região próxima, a Aulnay-sous-Bois, a partir de uma conversão de uma loja do Carrefour. A unidade abriu em junho.

Mais recente Próxima Empresa presta homenagem a nove funcionários que estavam em avião que caiu em Vinhedo

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas