Após mais de uma década de experiência como plantonista em hospitais públicos e privados, a médica Mirelle José Ruivo decidiu vestir o traje empreendedor em 2016, com a fundação do Espaço Vivare, a partir de um investimento de R$ 50 mil. Agora, em 2024, essa iniciativa evoluiu para a rede Mulherez, com o objetivo de se expandir por meio de um sistema de franquias.
O negócio oferece uma variedade de serviços, incluindo botox, preenchimentos, transplante capilar e de sobrancelhas, e procedimentos de rejuvenescimento íntimo. Além de tratamentos especialmente voltados para mulheres que já estão na fase da menopausa. O tíquete médio é de cerca de R$ 1 mil. Atualmente são três clínicas próprias no Paraná e uma franqueada no Recife (PE).
Ruivo é médica obstetra especializada em videolaparoscopia (técnica cirúrgica que permite diagnosticar e tratar doenças da região abdominal e pélvica). Após um ano de formada em medicina, em 2006, ela se mudou para Maringá, no Paraná, para realizar sua residência em ginecologia e obstetrícia e iniciar sua prática clínica, onde construiu uma carreira hospitalar sólida.
No entanto, em 2014, seu marido ortopedista foi aprovado em um concurso público em Cianorte, um município do interior paranaense. Diante disso, Ruivo decidiu deixar seus atendimentos para acompanhar o parceiro em sua nova jornada.
Em Cianorte, a médica se deparou com um cenário diferente do de Maringá, pois a região apresentava poucas oportunidades na área de videolaparoscopia. A frustração a levou a um quadro de depressão, intensificado pela dificuldade de engravidar. Ao decidir retomar a profissão, ela optou por embarcar no universo do empreendedorismo, com o Espaço Vivare, em novembro de 2016, na própria Cianorte.
No início, Ruivo atendia clientes pós-operados, focando especialmente em drenagem linfática. Pouco tempo após a abertura da clínica, em maio de 2018, ela inaugurou sua segunda unidade em Maringá. No ano seguinte, expandiu ainda mais, abrindo a terceira unidade em Umuarama.
Decidida a expandir ainda mais sua marca, Ruivo decidiu buscar conhecimentos sobre como ingressar no sistema de franquias. Foi então que teve a ideia de visitar a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizada na capital paulista em 2022.
Durante o evento, conheceu Luis Fernando Carvalho, fundador e CEO da Homenz, uma clínica especializada em implante capilar masculino. Os dois se tornaram sócios e a marca passou a se chamar Mulherez em julho de 2024 — Ruivo não tem participação na marca masculina. “Após dois anos de planejamento, somando as ideias e juntando os tratamentos que eu já fazia no Espaço Vivare, nasceu a Mulherez”, conta a empreendedora.
Franquias:
O investimento inicial para se tornar um franqueado da Mulherez começa em R$ 299 mil no modelo slim, que permite a realização de todos os tratamentos, exceto transplante capilar e de sobrancelhas, que exigem um centro cirúrgico. No modelo full, que possibilita a execução de técnicas mais complexas e que precisam ser feitas em espaços hospitalares, o investimento é de R$ 479,99 mil.
O negócio encerrou 2023 com faturamento de R$ 2,8 milhões e pretende fechar este ano em R$ 4,5 milhões, com a entrada no modelo de franquias.
“Hoje, com a rede de franquia, a gente consegue realmente oferecer os nossos serviços com um custo muito mais baixo do que era na clínica. Uma outra motivação para seguir esse caminho de negócio, foi por eu querer expandir para atingir mais pessoas, e eu acredito que não conseguiria fazer isso sozinha. Em rede, é uma oportunidade de crescer a marca”, afirma.