O memorando estabelece compromissos, como o compartilhamento de informações e boas práticas relacionadas a políticas públicas para as micro, pequenas e médias empresas
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Ministério do Comércio da China assinaram na quarta-feira (20/11) um acordo para fortalecer micro e pequenas empresas.
Chamado de Memorando de Entendimento para Promoção da Cooperação Econômica e Comercial sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas, o documento tem o objetivo de aprimorar pequenos negócios e fomentar seu crescimento e sua participação no comércio internacional.
O memorando estabelece compromissos, como o compartilhamento de informações e boas práticas relacionadas a políticas públicas voltadas às MPMEs. Também prevê a promoção de estudos e a identificação de oportunidades comerciais bilaterais, destacando setores estratégicos e mapeando empresas e plataformas com potencial para impulsionar o comércio entre os dois países.
As partes também se comprometeram a cooperar para ampliar o acesso a mercados relevantes, especialmente no comércio eletrônico. Por fim, buscar o alinhamento de suas posições em relação às MPMEs nas organizações e nos fóruns internacionais como a OMC, os BRICS e o G20.
Na ocasião, o governo brasileiro e órgãos públicos do governo da China assinaram também documentos para a promoção da indústria e do desenvolvimento sustentável.
“As iniciativas que estamos implementando em parceria com o governo chinês estão alinhadas com a agenda de desenvolvimento sustentável do governo do presidente Lula, especialmente, com as premissas da Nova Indústria Brasil e do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Essas ações incentivam a inovação, a competitividade e a sustentabilidade, gerando emprego e renda”, afirma Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do MDIC.