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McDonald’s é o fast-food mais consumido no Brasil, diz pesquisa; Veja lista completa

Fonte: Redação

O consumo de alimentação fora de casa de brasileiros aumentou 34% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. E as redes de fast-food lideraram o crescimento em valor, com alta de 9,7% na contribuição. Na verdade, o McDonald´s liderou, já que a marca foi a mais consumida fora de casa. O ranking foi produzido pela Kantar e levou em consideração 48 milhões de consumidores.

A pesquisa avaliou as 15 maiores marcas de fast-food do país. Ocupando a segunda posição, aparece o Burger King, em terceiro está o Grupo Habib´s e, fechando o TOP 15, o Ragazzo Express.

Para fazer o ranking, a pesquisa não leva em consideração o volume de vendas e sim quantos consumidores estão comprando determinados produtos e a frequência, conhecido como métrica Consumer Reach Points (CRP). Ou seja, quanto maior o número, mais acessada é a marca.

O McDonald´s aparece com 41,9 milhões pontos de contato, seguido pelo Burger King, com pouco mais de 26 milhões de CRP. A pesquisa traz como destaque o Grupo Habib’s, que apesar de te 15,3 milhões de CRP, registrou um crescimento de 17,5% em novos compradores.

Por outro lado, o Bob’s caiu quatro posições no ranking e figura em 10º. De acordo com o relatório, a queda foi motivada por “problemas com a distribuição das lojas, apesar do destaque para o sabor”.

Veja as 15 marcas de fast-food mais consumidas fora de casa no Brasil

Redes de fast-food mais consumidos no Brasil 2024

Rede CRP (Consumer Reach Points)
McDonald’s 41,9 milhões
Burguer King 26,4 milhões
Habib’s 15,3 milhões
Pizza Hut 8,6 milhões
Giraffas 7,9 milhões
China in Box 5,9 milhões
Subway 5,7 milhões
Ragazzo 5,1 milhões
Madero 4,5 milhões
Bob’s 3,6 milhões
KFC 3,3 milhões
Jeronimo 3,0 milhões
Cabana Burguer 2,7 milhões
Popeyes 2,1 milhões
Ragazzo Express 1,5 milhão

De acordo com Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s Brasil, a marca vem buscado promover experiências cada vez mais customizadas, por meio de duas estratégias: aplicativo e programa de fidelidade. No app a marca oferece cupons, serviço de delivery e a possibilidade do cliente fazer o pedido antes de chegar no restaurante. Já o programa de fidelidade oferece descontos para membros.

“É um grande desafio para uma marca atravessar gerações e se manter ativa no coração dos clientes, por isso, no ano em que comemoramos os 45 anos do McDonald’s no país essa confirmação da preferência do público nos enche de orgulho”, diz Eleutério.

Segundo o relatório, as marcas estão no topo por apresentarem três principais elementos: sabor, inovação e principalmente localização. De acordo com um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 o McDonald’s era a terceira maior franquia em atuação no Brasil com 2.662 unidades. Já o Burguer King ocupava a 10ª posição, com 1.331 lojas.

Em relação ao número total de franquias no Brasil, a área de Alimentação ocupa o primeiro lugar com 33%, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%). No total, as 50 maiores franqueadoras do Brasil somam 50.717 unidades.

Em relação ao público, as classes A e B consomem fast-food no dia a dia, durante as refeições, já as D e E ainda o associam a momentos de lazer, principalmente aos finais de semana ou no jantar — o período alcançou 40 milhões de pontos de contato.

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A análise da Kantar foi feita no período de 12 meses, de março de 2023 a março de 2024, em sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

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