Portal BEI

McDonald

Fonte: Redação

O McDonald’s está investindo pesado em inteligência artificial (IA) para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera nos seus 43 mil restaurantes pelo mundo. A ideia é tornar o serviço mais rápido e facilitar o dia a dia dos funcionários. O anúncio foi feito nesta semana pela matriz da empresa, nos Estados Unidos.

As mudanças incluem equipamentos de cozinha conectados à internet, drive-thru automatizados e ferramentas inteligentes que ajudem os gerentes a evitar erros nos pedidos e identificar problemas nos equipamentos antes que eles parem de funcionar.

O McDonald’s firmou uma parceria com o Google Cloud no final de 2023. A tecnologia permite que os restaurantes analisem dados localmente, sem precisar enviar tudo para a nuvem, tornando o processo mais rápido e barato. Sensores serão instalados nos equipamentos para fornecer informações em tempo real, ajudando os funcionários a gerenciar melhor o restaurante. Outra novidade em teste é o uso de câmeras com IA para conferir se os pedidos estão corretos antes de chegarem ao cliente.

Brian Rice, diretor de informações do McDonald’s nos Estados Unidos, destacou ao The Sun que os restaurantes podem ser ambientes de alta pressão para os funcionários. “Temos clientes no balcão, no drive-thru, entregadores chegando para retirada e entrega na calçada. É muita coisa para gerenciar”, explicou. “Soluções tecnológicas podem aliviar esse estresse.”

Outro plano da rede é a criação de um “gerente virtual de IA generativa”, que assumirá algumas tarefas administrativas, como o planejamento de escalas de turnos, permitindo que os gerentes humanos se concentrem em outras áreas do negócio.

Além disso, um dos projetos também é usar inteligência artificial para atender pedidos no drive-thru. Mas essa ideia já foi testada antes e não deu muito certo. Em 2021, a empresa tentou usar um sistema da IBM, mas os clientes reclamaram de pedidos errados e o projeto foi cancelado em 2024.

Mesmo assim, a empresa acredita que agora, com o suporte do Google Cloud, a IA pode ajudar a aumentar o número de clientes fiéis, passando de 175 milhões para 250 milhões até 2027.

A Arcos Dorados, que responde pela operação brasileira do McDonald’s, não retornou os pedidos de comentários de PEGN sobre quando essas tecnologias devem entrar em vigor nas lojas locais. No Brasil, a rede tem mais de 2,4 mil unidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!