De modo despretensioso, Nastácia Schacht, 32 anos, decidiu começar uma marca de moda, em 2016. Com o desejo de criar roupas atemporais que transitam em diversas ocasiões, a empreendedora, que até então trabalhava em um Tribunal de Contas, começou o negócio na cozinha de casa. Hoje, a Charth, alcunha inspirada na sonoridade do sobrenome da fundadora, está presente em aproximadamente 150 multimarcas ao redor do Brasil, veste celebridades e vende peças que chegam a custar mais de R$ 20 mil.
Segundo Schacht, o foco da grife mineira sempre foi a confecção a partir de matérias primas de alta qualidade. Com um investimento inicial de cerca de R$ 50 mil, de capital próprio, ela idealizou as primeiras peças, terceirizou o processo de costura e lançou a marca no digital. Em três meses, a empresa recuperou o montante aportado no negócio e passou a reinvestir na marca o dinheiro que entrava no caixa.
Para a empreendedora e estilista, um dos principais combustíveis para o sucesso da empresa foi o contato sempre próximo à clientela. Com peças que refletem o estilo da fundadora e incorporam referências de tendências nacionais e internacionais, Schacht afirma manter o ouvido sempre atento à recepção das consumidoras. “Tenho um forte compromisso em preservar nossa proximidade com as clientes, pois acredito que essa conexão é o que cria uma rede de fidelidade tão sólida e única”, diz.
A marca expandiu organicamente nos anos seguintes à fundação, mas o crescimento mais acelerado do negócio veio com a pandemia. Nativa digital, a Charth não enfrentou dificuldades para se adaptar às novas formas de consumo. Além disso, para Schacht, oferecer peças pensadas para se adaptarem a diferentes contextos, aumentou o interesse do público que buscava conforto e estilo durante o isolamento social. “Tínhamos o produto certo para o momento certo. Por isso, na época, fizemos uma ação de marketing grande e crescemos muito”, aponta.
Como resultado, de 2018 a 2023, a marca cresceu mais de 10 vezes em faturamento. Para aproveitar o bom momento, a empresa inaugurou sua primeira flagship em 2022, em Belo Horizonte (MG). Em dezembro do mesmo ano, chegou a São Paulo com uma loja em um shopping de luxo da capital paulista. Para a empreendedora, a implantação das lojas físicas partiu da necessidade de fortalecer a imagem da marca. Atualmente, o negócio conta com cinco unidades, sendo três em Minas Gerais, uma em São Paulo e uma no Paraná.
“Com o grande crescimento nacional, entendemos a demanda de estar presente em outras regiões, mesmo considerando a força de nossas vendas online. Nosso objetivo é alcançar nosso público com a nossa experiência de marca completa, e nada melhor do que começar a expandir nossos pontos de vendas físicos”, diz Schacht.
O aumento da visibilidade também ganhou força com uma grande aposta de comunicação da marca: um desfile próprio. Em novembro de 2024, o evento teve sua quarta edição, marcada pela presença da atriz Camila Queiroz nas passarelas. Um dos destaques foi um vestido dourado, que após o lançamento foi trajado por famosas como Jade Picon e Eliana. Avaliada em quase R$ 20 mil, a peça é composta mais de 10 mil cristais e bordados manuais,e leva até 60 dias para ser finalizada. Atualmente, o item de maior valor no site da marca é uma saia dourada vendida por R$ 20.998.

Hoje com uma fábrica própria e 60% do faturamento proveniente do e-commerce, Schacht afirma que o sucesso da marca é resultado do investimento em um produto de qualidade desde o início da empresa, além de marketing pensado estrategicamente para o seu público-alvo. Segundo a empreendedora, o negócio propõe um atendimento personalizado para cada consumidor, seja na loja física ou no serviço online, apresentando aos clientes os princípios da empresa como um lifestyle. E isso criar uma comunidade engajada.
Em 2024, a Charth vendeu mais de 100 mil peças. “Estamos muito otimistas para o futuro. Para os próximos anos, pretendemos alcançar ainda mais pessoas com o lifestyle Charth, levando a nossa experiência de marca para outras regiões brasileiras”, finaliza a estilista.