No mês de outubro, as maquiagens de Halloween se tornam mais do que simples inspirações para festas: elas viram oportunidades de negócio para influenciadores. Nas redes sociais, vídeos viralizam e criam até mesmo publicidade e parcerias com grandes marcas.
Esse é o quinto ano em que Ana Gabriela Veloso Berto aposta em publicar uma maquiagem nova em cada um dos 31 dias do mês de outubro. Criações assustadoras ou de personagens ganham o perfil da empreendedora durante o mês. Ela percebe que as maquiagens mais autênticas são as que mais viralizam. Uma caracterização que simula uma boca rasgada chegou a alcançar 1,4 milhão de visualizações no TikTok.
As produções levam em média até cinco horas para ficarem prontas. “Várias maquiagens minhas já chegaram a dez horas de produção, como o Ronald McDonald de terror, o Pin Head, alguns dos meus palhaços mais virais e uma caveira feita todinha com strass colados um de cada vez”, conta.
Com o tema em alta, Berto alcança mais seguidores durante o período. “O público está pesquisando, buscando referências, salvando ideias, e o algoritmo passa a entregar cada vez mais vezes esse tipo de conteúdo. Consequentemente acabo ganhando mais seguidores também”, revela. Ela conta que, em comparação com o mês de setembro, o seu perfil recebeu 80% mais visualizações.
Com a iniciativa, ela chamou a atenção de marcas como Keep Cooler e Fanta. Para as publicidades, a aposta foi em maquiagens que uniam terror com elementos e cores das marcas. Inspirada em um drinque de morango, por exemplo, ela criou uma maquiagem de demônio vermelho. “É sempre uma emoção diferente poder mostrar a minha arte com marcas gigantes”, comenta.
Para ela, a data é uma oportunidade de fechar trabalho com marcas que não fazem parte do seu nicho de atuação, que foca especialmente em beleza e moda. “Considero o meu melhor mês em todos os sentidos. Os meus números crescem muito, tanto nas redes, quanto nos trabalhos”, acrescenta.
O influenciador Gustax também viralizou com uma proposta similar. Um vídeo em que ele atende um telefonema da portaria para buscar uma entrega de delivery, enquanto estava com maquiagem inspirada no filme de terror “A Freira”, ultrapassou 21 milhões de visualizações no TikTok. Em vídeo anterior, ele mostra a transição até o resultado final. Durante o mês, ele apostou em outras caracterizações, como de palhaço e Gato de Botas.
Já Lívia Nhezoto apostou em dicas e truques mais simples, que rendem visualizações e são inspirações práticas para o dia a dia. Um de seus vídeos acumula mais de 400 mil visualizações, ensinando três maquiagens feitas com auxílio de tampinhas e palitos de dentes.
Os estrangeiros, com ainda mais tradição em Halloween, também apostam em conteúdos semelhantes para viralizar e atrair novos públicos. Com garfo, papel alumínio e fio dental, a influenciadora Alexandra Claudia acumula milhões de visualizações em seus vídeos dedicados à data. Uma das publicações do TikTok sozinha alcançou mais de 24 milhões de views.
Nas legendas de seus vídeos, ela aproveita a oportunidade para marcar as empresas dos produtos utilizados, uma maneira de alcançar parcerias ou publicidades futuras. A mesma estratégia é utilizada por Cindy Ruiz. Uma maquiagem de aranha que menciona marcas como Kylie Cosmetics e Patrick Ta Beauty chegou a 4,9 milhões de visualizações.
A argentina Agustina Fiora também participou do movimento de fazer uma maquiagem por dia no mês de outubro. Uma de suas caracterizações, que leva até alfinetes acumula 11,3 milhões de visualizações.







