Fabricante se desculpou pelo engano e indicou aos pais que endereço web ‘não é apropriado para crianças’
A fabricante de brinquedos Mattel foi processada em US$ 5 milhões (o equivalente a cerca de R$ 30 milhões) por uma mulher da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em razão da indicação de um site pornô na embalagem das bonecas Glinda e Elphaba, do musical “Wicked”, protagonizado por Cynthia Erivo e Ariana Grande. O que parecia inofensivo no brinquedo tornou-se um caso sério porque o link indicado no verso da caixa, na verdade, direcionava a uma página com vídeos adultos. De acordo com a agência de notícias Reuters, Holly Ricketson contou ter comprado o passatempo para a filha, que acabou acessando o conteúdo explícito.
Segundo documentos que correm no Tribunal Federal de Los Angeles, obtidos pela agência, Ricketson declarou que a filha ficou “horrorizada” com o conteúdo do site. A mulher ainda acusa a Mattel de negligência pela comercialização do produto.
Alguns dias atrás, a empresa já havia dito “lamentar profundamente” o caso depois que fãs publicaram nas redes sociais alertas para o engano. De acordo com a BBC, o endereço do site adulto foi impresso no local onde deveria estar o site do musical, abaixo do logotipo da Universal Pictures, estúdio responsável pelo filme.
Em comunicado, a Mattel pediu desculpas pelo “erro infeliz” e destacou aos pais que o site em destaque na embalagem “não é apropriado para crianças”. O brinquedo foi lançado com público-alvo em jovens de quatro anos ou mais.
O engano foi identificado por fãs da produção que compraram as bonecas de Glinda e Elphaba. “Comprei a boneca Elphaba Cantora e, após inspeção, o site impresso no verso (da) caixa da Mattel, logo acima do código de barras, está listado como… um site adulto 18+”, postou uma pessoa no Reddit. “Mais alguém está vendo isso!?”.
Outro internauta destacou ter ido a lojas Target e Walmart, tradicionais nos Estados Unidos, e visto a impressão do site adulto na embalagem das bonecas. Segundo a Mattel, o brinquedo com o erro de impressão circula nos Estados Unidos.
“Lamentamos profundamente esse erro lamentável e estamos tomando medidas imediatas para remediar isso. Os consumidores que já têm o produto são aconselhados a descartar a embalagem ou ocultar o link. Podem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Mattel para obter mais informações”, destaca a nota da fabricante.