Cidades pequenas e médias estão no radar da Localiza para a retomada do franchising na locadora de veículos. Após uma pausa de quatro anos na expansão, em decorrência da pandemia, a empresa agora quer olhar para praças menores, que possam ser administradas por apenas um franqueado. Atualmente, a rede tem 706 agências, sendo 157 franquias.
A marca não abre projeções de expansão, mas adianta que mapeou, inicialmente, 300 cidades que têm potencial para receber franquias. Todas são regiões de 20 mil a 100 mil habitantes.
A rede diz ter identificado demanda para seus serviços em cidades de menor porte, para atender diversas ocasiões de uso, seja para lazer, trabalho, carros substitutos, de curto e longo prazo de aluguel.
“Acreditamos que a parceria com empreendedores locais, que conhecem profundamente as necessidades e as características da região, será fundamental para o sucesso desse movimento”, afirma Guilherme Fiorenzano, diretor de franchising da Localiza&Co.
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A interiorização de franquias têm sido uma tendência nos últimos anos. Só neste ano, marcas como Espaçolaser, CVC e Reserva anunciaram planos para crescer em cidades menores.
O novo formato da Localiza foi oferecido para atuais franqueados da empresa no primeiro semestre deste ano. Destes, 10 fecharam contrato para abrir lojas em cidades próximas às suas operações atuais. Duas unidades já foram inauguradas, uma no Mato Grosso e outra em São Paulo. Agora, a empresa passa a considerar também empreendedores do mercado.
Fiorenzano diz que as unidades devem seguir o mesmo porte das lojas já existentes. A rede analisará cada caso individualmente para dar suporte aos novos franqueados na escolha dos pontos. O investimento inicial vai variar de acordo com a região e com a frota que será necessária para atender o público-alvo. Mas, a expectativa é que fique entre R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão, já com a taxa de franquia inclusa.
“Ele não precisa ter uma agência grande, se não tem o mesmo potencial de carros. Até porque eu preciso que ele invista em frota, não adianta o tamanho da agência se não tiver dinheiro para uma frota robusta”, explica. Para implementar uma loja, o franqueado levará em média quatro meses e após a inauguração o prazo estimado de retorno será de até 24 meses, com uma rentabilidade média de 15% a 20%.
Nessa nova fase de expansão, a rede afirma que vem sendo criteriosa, pois “não tem necessidade de velocidade, mas de qualidade”. Fiorenzano diz que busca empresários locais que não queiram ser “somente investidores”.
“Esse é um ponto muito sensível. Por ser um negócio de serviço e com uma certa complexidade de operação, precisamos de um franqueado que realmente tenha vontade de estar ativo e presente no negócio. A gente gosta do franqueado que está lá com a barriga no balcão”, destaca.
Fundada em 1973, a Localiza entrou no franchising dez anos depois. Atualmente, a rede cobra uma diária média de R$ 132,23 e está presente em 360 municípios de 15 estados. A divisão de aluguel de carros da Localiza, que inclui a área de franchising, encerrou o trimestre de 2024 com uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões, representando um crescimento anual de 20,2%.
Entre 2021 e 2023, a empresa fez algumas revisões no modelo de negócios, sobretudo de seminovos, e encerrou 171 agências, sendo 37 unidades franqueadas. No entanto, cresceu a frota no Brasil, passando de 294,1 mil veículos, em 2021, para 347,2 mil em 2023 e 631,6 mil em 2024 , um aumento de 9,6% na frota de final de período da divisão de Gestão de Frotas e 5,0% na divisão de Aluguel de Carros no Brasil, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.