Portal BEI

Lindomar Góes, da Proesc, concorrerá à presidência da Abstartups em chapa apoiada por atual gestão

Fonte: Redação

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) divulgou, com exclusividade a PEGN, os nomes integrantes da chapa apoiada pela atual gestão da instituição para as próximas eleições da Diretoria Eletiva. Lindomar Góes, fundador da Proesc e presidente da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), concorrerá à presidência.

A chapa também será composta por Camila Florentino, da Celebrar, como vice-presidente, e Waldir Junior, da Tributei, como CFO. A atual presidente, Ingrid Barth, não vai concorrer à reeleição e, caso a chapa seja eleita, deverá assumir como Presidente do Conselho.

A atual gestão justifica o apoio pela representatividade da chapa: além de empreender no Amapá, Góes tem mais de 50 anos. Junior é uma pessoa preta e fundou a Tributei no Amapá. Florentino é mulher e LGBTQIA+.

Góes fundou a Proesc, edtech que desenvolve soluções para gestão de escolas públicas e privadas, em 2008. Utilizada por 3 mil unidades escolares, a startup faturou R$ 13 milhões em 2023, ano em que recebeu um aporte de R$ 8 milhões. Góes também é um dos nomes por trás do Tucuju Valley, ecossistema de inovação amapaense.

Outros nomes que concordaram em participar do Conselho são Roger Apolinário, diretor titular do Comitê Jovem Empreendedor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Anita Fiori, diretora do fundo Soros de Desenvolvimento Econômico; Daniel Leipnitz, ex-presidente do conselho da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); e Vanessa Poskus, fundadora e CEO da Uppo.

Concorrência

Outra chapa deve concorrer à presidência da Abstartups. Criada inicialmente como ação de engajamento para cobrança de ações, o De Startups para Startups lançou um manifesto e afirmou que “enquanto associados, não vemos que a instituição tenha cumprido seu papel institucional e também não existe uma relação de proximidade, escuta e transparência sobre como a Abstartups é gerida”.

Startups:

A chapa é formada por Vinny Machado, mentor e cofundador de Startadora, Grupo Vortex Ventures e DiliMatch (presidente); Laura Gurgel, cofundadora de Clube de Negócios, Soul.Working e HostelHub (vice-presidente); e Ricardo Motta, fundador do Startup Grid (CFO).

Em publicação no LinkedIn, Machado afirmou que vem cobrando a Abstartups sobre a inscrição oficial de chapas e a data da eleição.

De acordo com o Estatuto Social da Abstartups de 2023, as eleições para a diretoria devem ocorrer em assembleia geral ordinária realizada sempre no mês de outubro, a cada dois anos. O documento também determina que as inscrições das chapas acontecem até, no máximo, 30 dias antes da data fixada para a realização da assembleia designada para debater as eleições.

A PEGN, a associação afirmou que os prazos do estatuto serão respeitados e que a votação acontecerá no fim de outubro.

“Entendemos que a concorrência de outras chapas é uma parte natural e saudável do processo democrático. No entanto, acreditamos firmemente que o respeito e a integridade devem prevalecer em todas as interações. Por isso, ressaltamos que não apoiamos comportamentos agressivos, persecutórios, assediadores ou coercitivos direcionados aos candidatos da nossa chapa, aos membros do conselho, ou aos associados da Abstartups que manifestarem apoio à eles”, declarou a presidente da Abstartups.

O texto foi alterado para retificar a autoria de uma fala.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!