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Líderes que aplicam algum desses 8 tipos de feedbacks sabotam a própria equipe

Fonte: Redação

Erros na hora de dar retornos aos funcionários podem comprometer a motivação e o desempenho. Especialista alerta sobre os principais equívocos cometidos


Entre os principais equívocos estão a falta de clareza, como no caso do feedback vago e sem direcionamento
Entre os principais equívocos estão a falta de clareza, como no caso do feedback vago e sem direcionamento — Foto: Tirachard Kumtanom/Pexels

Dar e receber feedbacks faz parte da rotina de qualquer empresa. Mas será que sua organização está realmente aproveitando essa ferramenta essencial para o crescimento? Ou será que está cometendo erros que, em vez de impulsionar a performance, desmotivam e desengajam os colaboradores?

Em um artigo recente publicado na Inc., o colunista Bernard Coleman alerta para oito maneiras erradas de oferecer feedback que podem diminuir a moral das equipes e comprometer o desempenho dos negócios. Ele comenta que a conversa não deve ser apenas uma crítica vazia, mas sim um meio de ajudar profissionais a atingirem seu potencial máximo, sem prejudicar sua autoestima e motivação.

Segundo Coleman, muitos líderes falham nesse momento porque cometem erros comuns que diminuem a confiança e a produtividade das equipes. Entre os principais equívocos estão:

  1. Falta de clareza, como no caso do feedback vago e sem direcionamento;
  2. Exposição pública de críticas, que humilha em vez de ensinar;
  3. Uso de elogios falsos para suavizar comentários negativos, comprometendo a credibilidade;
  4. Dar um feedback de algo que aconteceu há meses;
  5. Focar na personalidade da pessoa, em vez do comportamento;
  6. Comparar o funcionário a colegas, sem valorizar a individualidade de cada um;
  7. Basear o feedback em rumores e suposições e não em fatos verificáveis;
  8. Feedback rápido e severo, sem acompanhamento ou suporte.

Para um feedback eficaz, é essencial que o líder seja específico, oportuno, respeitoso e focado no crescimento do colaborador.

Ainda segundo o colunista, uma empresa sem um bom sistema de avaliação é como um carro sem combustível — cheia de potencial, mas sem capacidade de avançar. Quando bem estruturado, o bate-papo fortalece equipes, aumenta a produtividade e impulsiona o sucesso dos negócios.

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