Erros na hora de dar retornos aos funcionários podem comprometer a motivação e o desempenho. Especialista alerta sobre os principais equívocos cometidos

Dar e receber feedbacks faz parte da rotina de qualquer empresa. Mas será que sua organização está realmente aproveitando essa ferramenta essencial para o crescimento? Ou será que está cometendo erros que, em vez de impulsionar a performance, desmotivam e desengajam os colaboradores?
Em um artigo recente publicado na Inc., o colunista Bernard Coleman alerta para oito maneiras erradas de oferecer feedback que podem diminuir a moral das equipes e comprometer o desempenho dos negócios. Ele comenta que a conversa não deve ser apenas uma crítica vazia, mas sim um meio de ajudar profissionais a atingirem seu potencial máximo, sem prejudicar sua autoestima e motivação.
Segundo Coleman, muitos líderes falham nesse momento porque cometem erros comuns que diminuem a confiança e a produtividade das equipes. Entre os principais equívocos estão:
- Falta de clareza, como no caso do feedback vago e sem direcionamento;
- Exposição pública de críticas, que humilha em vez de ensinar;
- Uso de elogios falsos para suavizar comentários negativos, comprometendo a credibilidade;
- Dar um feedback de algo que aconteceu há meses;
- Focar na personalidade da pessoa, em vez do comportamento;
- Comparar o funcionário a colegas, sem valorizar a individualidade de cada um;
- Basear o feedback em rumores e suposições e não em fatos verificáveis;
- Feedback rápido e severo, sem acompanhamento ou suporte.
Para um feedback eficaz, é essencial que o líder seja específico, oportuno, respeitoso e focado no crescimento do colaborador.
Ainda segundo o colunista, uma empresa sem um bom sistema de avaliação é como um carro sem combustível — cheia de potencial, mas sem capacidade de avançar. Quando bem estruturado, o bate-papo fortalece equipes, aumenta a produtividade e impulsiona o sucesso dos negócios.