Portal BEI

Líderes locais e Sebrae participam de encontro dos Territórios Empreendedores em Minas | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: marcialopez

Divinópolis é um dos 18 municípios que compõem o Território Empreendedor Novo Oeste. Estratégia já está presente em 20 estados brasileiros

Aproximadamente 100 representantes do Sebrae e lideranças locais estão reunidos no 2º Encontro Nacional dos Territórios Empreendedores, em Divinópolis (MG), um dos 18 municípios que compõem o Território Empreendedor Novo Oeste – MG. Com início nessa segunda (22) e até quinta-feira (25), eles percorrerão cidades do Sudoeste e Centro-Oeste de Minas, conhecendo as experiências e ações implementadas nessa região voltadas para o desenvolvimento territorial sustentável. O Sebrae já tem implementado em 20 estados do país mais de 70 Territórios Empreendedores, envolvendo cerca de 3 mil lideranças de 737 municípios.

A troca de experiências na implantação desses diferentes Territórios tem sido estratégica na sua implementação. Na região costeira do Rio de Janeiro, o trabalho de Território Empreendedor mobiliza os líderes locais envolvidos no desenvolvimento do pequeno negócio na região dos Lagos. Líder envolvida nesse projeto, a turismóloga e superintende de Turismo da cidade de Cabo Frio, Luane Ferreira, é entusiasta dessas estratégias, presente na caravana que prevê passar, além de Divinópolis, nas cidades de Capitólio, São Roque de Minas e Guaxupé.

Participando na implementação da Agência de Desenvolvimento do Território Empreendedor dos Lagos, Luane Ferreira destaca a eficácia desse projeto por não se impor de cima para baixo. São as lideranças dos territórios que, apoiadas pelas expertises e conexões viabilizadas pelo Sebrae, como a metodologia LIDER, identificam as vocações de cada região, suas carências, suas potencialidades e fraquezas, buscando, juntos, os caminhos para suplantar os problemas e criarem um ambiente propício ao crescimento sustentável dos negócios.

De prefeitos a líderes religiosos, de empresários a representantes do terceiro setor, de profissionais liberais a integrantes do poder público, a união dessas lideranças é condição básica para a constituição de um Território Empreendedor. Com a parceria do Sebrae, são esses líderes voluntários que estabelecem, para seus respectivos territórios, os eixos de desenvolvimento, como fez o Território Médio Paraiba. Lá, a agenda de desenvolvimento é estruturada em quatro pilares: educação, mobilidade, turismo e tecnologia. Se o turismo parece evidente face a beleza da natureza nessa região costeira, a tecnologia foi identificada pelo grupo como um caminho eficaz para a diversificação da matriz econômica do Território.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!