A Labsoft, startup de transformação digital e otimização de laboratórios na América Latina, anunciou nesta segunda-feira (04/11) que recebeu um aporte de R$ 3,4 milhões da Finep, agência pública brasileira de fomento à inovação.
Fundada em 2002, a Labsoft conta com mais de 100 colaboradores, sendo a desenvolvedora do myLIMS, um dos sistemas de gestão de laboratório (LIMS) mais utilizados na região. O software, nativo na nuvem, elimina processos manuais, melhora a confiabilidade dos dados e garante rastreabilidade completa de amostras, ajudando laboratórios no controle de qualidade.
Entre os mais de 270 clientes da empresa estão grandes marcas como Eurochem, TheraSkin, Ipiranga e BRK Ambiental, em um portfólio que inclui indústrias de diversos setores. A ideia da startup é usar a recente captação de recursos para modernizar ainda mais o myLIMS, que recentemente passou por atualizações, como integração com o Power BI da Microsoft, novos dashboards analíticos e a inclusão de tecnologias no-code para integração com equipamentos de laboratório.
Em 2022, após um processo de aquisição, a Labsoft aumentou o investimento em pesquisa e desenvolvimento, representando hoje 15% do faturamento anual da empresa. Para o CEO, Artur Martins, a captação junto à Finep chega em um momento estratégico: “Unindo nossa experiência e liderança no setor às inovações dos últimos anos, estamos prontos para acelerar nossa expansão tecnológica e geográfica. Nosso foco no Brasil é fortalecer o myLIMS, conquistar novos clientes e ampliar nossa posição de mercado, enquanto buscamos crescer internacionalmente.”
Além disso, segundo o CEO, são avaliadas possíveis aquisições em LIMS e setores complementares para oferecer soluções ainda mais completas. A Labsoft ainda planeja lançar novas soluções mobile em 2025, tornando as operações laboratoriais ainda mais ágeis com o uso de tablets e smartphones. A empresa aposta que o futuro dos laboratórios será 100% digital e móvel.
Outra inovação em desenvolvimento na empresa é a LIA (Labsoft Inteligência Artificial), uma ferramenta que permitirá aos usuários consultarem o banco de dados do myLIMS com perguntas sobre qualquer documentação de processos.