Print mostra rapaz dizendo que desistiu de aplicar golpe e dando dica de como se proteger. Plataforma também indica cuidados para usuários evitarem farsas
Vender itens na internet é uma opção para quem busca complementar a renda ou se desfazer de algo que não usa mais. Uma situação inusitada vivenciada por uma jovem, porém, mostrou a importância de ter cuidados na negociação. Ao conversar com um suposto interessado em uma jaqueta, ela descobriu que ele planejava aplicar um golpe, mas desistiu – e ainda deu uma dica de como ela deveria se proteger.
O registro do diálogo foi compartilhado no X no último domingo (16/6) e teve mais de 6 milhões de visualizações. No post, a jovem explica que recebeu o contato de um homem pela plataforma Enjoei. “Eu fui super simpática, gravei vídeo e tudo mais. Super prestativa”, escreveu. Em seguida, ela mostra a resposta que recebeu, aparentemente fora da plataforma.
Na mensagem, o rapaz demonstra que pretendia enganá-la usando uma falsa tela de pagamento e recomenda que ela nunca passe seu e-mail ou aceite negociar com alguém por fora do marketplace. O golpista assume que não daria continuidade à fraude por estar “levemente apaixonado” pela garota. “Só vou falar porque te achei uma pessoa incrível, toda alegre e simpática”, escreveu.
O homem ainda emenda assuntos paralelos sobre streamers de vídeo game, pede que a jovem “mantenha o seu jeito”, propõe continuar a conversa depois e assina a mensagem como ‘Estelio Natário’.
A PEGN, a jovem disse que não foi procurada pela Enjoei e que prefere não falar sobre o caso. Em nota, a empresa explica que possui ferramentas de pagamento e logística para que as transações ocorram de forma segura dentro da plataforma.
A companhia também pontua que os contatos feitos entre vendedores e compradores devem ocorrer dentro do próprio site ou aplicativo e que os anúncios contam com botão de denúncia em casos de suspeita de tentativa de fraude ou mal uso da ferramenta.
A pedido de PEGN, a empresa listou outros pontos de atenção aos consumidores:
- Pagamentos não devem ser realizados fora da plataforma; o pagamento é único e feito dentro do site ou aplicativo. Transações por PIX também são realizadas através da plataforma, sem nenhum tipo de cobrança ou envio de dados para depósito;
- O vendedor só recebe o valor da transação após a confirmação do recebimento do produto pelo comprador;
- Todas as taxas já estão inclusas no valor dos produtos, portanto, a plataforma não cobra taxas extras ou relacionadas à liberação de compra ou venda;
- A plataforma não entra em contato com os usuários através do WhatsApp e recomenda atenção redobrada ao domínio dos e-mails dos contatos que os usuários possam vir a receber;
- Informações pessoais não devem ser compartilhadas – no caso de envio dos produtos, todos os dados necessários são disponibilizadas através da plataforma.