Lucas Fonseca fundou a Respect Brand em 2014 inspirado pelo movimento hip-hop

Em um quarto na periferia de Campinas (SP), o jovem Lucas Fonseca deu início ao sonho de empreender. Inspirado pelo hip-hop, ele criou uma marca de roupas, a Respect Brand, com foco no estilo streetwear. O objetivo era mostrar a identidade das favelas por meio da moda.
Criado em 2014 no bairro da Vila Costa e Silva, o negócio começou um investimento de R$ 1 mil e vendas para os amigos de Fonseca. Com o tempo, o empreendedor abriu uma loja e começou a chamar atenção de um público cada vez maior. Nos anos seguintes, a marca expandiu com franquias, mas a pandemia obrigou Fonseca a reavaliar os planos.
Decidido a apostar no sucesso da empresa, em 2022, o jovem inaugurou uma unidade da marca em um shopping de luxo de Campinas. “Antes, quando eu vinha em um shopping de luxo, não conseguia ter acesso, poder entrar em uma loja tranquilamente […]. As pessoas, com a identidade do streetwear, estão vindo consumir e se sentir representadas”, afirma Fonseca.
Hoje, a marca já expandiu para além do estado de São Paulo, marcando presença no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília. Por mês, a empresa fatura R$ 100 mil. “Quem está na quebrada tem que sonhar, tem que acreditar, tem que ter fé, trabalhar bastante e nunca perder o foco”, diz.
A reportagem completa sobre essa história foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Confira.
Da favela ao shopping de luxo: empreendedor fatura R$ 100 mil por mês com venda de roupas