Em 2016, os irmãos Mustafa e Rhaman Hamdar tomaram uma decisão que mudaria suas vidas. Com apenas 19 e 23 anos, respectivamente, eles venderam carros, bens pessoais e recorreram a empréstimos para abrir o próprio negócio, mesmo sem o apoio inicial da família. O resultado dessa aposta foi o nascimento do Garden HamBargueria, que, em 2024, superou a marca de R$ 4,5 milhões em faturamento.
O começo foi desafiador. Jovens e sem experiência comprovada no setor, enfrentaram resistência para alugar o imóvel que hoje abriga o restaurante, no Largo da Ordem, em Curitiba. “A maior dificuldade foi alugar o espaço. Não acreditavam em dois jovens sem histórico no mercado”, relembra Mustafa.
Vencido esse ceticismo, os irmãos apostaram no conhecimento adquirido com o pai, que já havia sido dono de uma balada, e começaram o Garden com um cardápio enxuto: quatro hambúrgueres, quatro porções e chope artesanal.
A proposta inicial era simples: servir comida boa, rápida e acessível. “A ideia era criar um menu rápido e barato para quem quisesse sair à noite e beber um chope gelado sem gastar muito”, comenta Mustafa. O conceito inicial evoluiu. De um espaço de passagem, o Garden se transformou em um local onde as pessoas permanecem por mais tempo. “Os clientes começaram a ficar mais no bar, e isso nos fez entender que precisávamos oferecer mais opções”, acrescenta.
Hoje, o Garden conta com 24 opções de hambúrgueres, incluindo o carro-chefe Garden Burger, com hambúrguer de costela, cheddar, alface, tomate e cebola roxa, servido no pão revieira por R$ 14,90. Outro destaque do cardápio é o Smash Croissant, inspirado em uma tendência de Londres. O sanduíche leva costela angus desfiada, cheddar cremoso, requeijão e maionese de páprica, servido em croissant. O preço? R$ 37,90.
De 2016 para cá, o restaurante passou por mudanças no espaço físico. O local cresceu para 400 m², com grande parte destinada a uma área externa. Porém, esse crescimento não foi feito sem percalços: a pandemia de covid-19 foi outro teste para os irmãos Hamdar. Com o bar fechado por quase oito meses, eles precisaram se reinventar. “Foi uma grande dificuldade. Tivemos prejuízo e nos endividamos para manter o negócio”, diz Mustafa. No entanto, a crise trouxe oportunidades. Durante o período, os sócios investiram em uma cozinha central dedicada exclusivamente ao delivery do Garden.
O delivery, que não era destaque antes da pandemia, virou uma das forças do negócio. “Antes, o delivery era fraco. Hoje, ele se tornou um dos pilares da operação, com 7 mil pedidos por mês”, diz Mustafa. No espaço físico, o Garden recebe aproximadamente cerca de 10 mil clientes por mês, com um tíquete médio de R$ 40 por pessoa.
Além disso, para impulsionar o negócio, os dois empreendedores também realizaram parcerias com marcas de bebidas. Com a Heineken, o Garden tem um contrato de exclusividade com os produtos do portfólio e rótulos de cervejas, fora um espaço instagramável da marca no fundo do estabelecimento. “Também temos um cardápio inteiro dedicada a Campari/Aperol, com drinks autorais. Ainda montamos a primeira árvore de Aperol do Brasil”, afirma Mustafa.
Outra virada de chave foi no marketing. Antes terceirizada, a estratégia de comunicação passou a ser controlada internamente, diretamente pelos sócios. Isso permitiu maior agilidade para criar conteúdos que viralizam nas redes sociais e intensificar as campanhas de tráfego pago. “Tivemos agências de marketing por muito tempo, mas vimos que o engessamento prejudicava. Hoje, temos total controle e focamos no que está em alta”, explica.
Em relação aos planos de expansão, além de ampliar o número de unidades em Curitiba, os irmãos planejam abrir uma filial no Rio de Janeiro. “Achamos que o ambiente de praia no Rio e o clima mais caloroso têm tudo a ver com a nossa proposta”, relata Mustafa. A previsão é que as novas unidades estejam operando já no próximo ano.