A Americanas confirmou nesta terça-feira (2/7) que integrará as plataformas das marcas Shoptime e Submarino ao seu marketplace principal, o Americanas.com. A notícia havia sido antecipada pela coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. De acordo com a empresa, a decisão tem o objetivo de fortalecer a atuação digital da empresa a partir da marca Americanas e deixar a operação “mais ágil, rentável e eficiente”.
“A companhia ressalta que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores”, diz o texto divulgado à imprensa.
PEGN teve acesso ao comunicado que a empresa enviou aos sellers de suas plataformas, informando sobre as mudanças. Segundo o texto, a unificação acontecerá a partir de 15 de julho e busca o “fortalecimento” do e-commerce a partir da “marca que está na estratégia de crescimento”. O último dado divulgado pela empresa dava conta de que cerca de 150 mil sellers estavam cadastrados no ecossistema Americanas, sendo 50 mil ativos.
Caso Americanas:
De acordo com a Americanas, a parte operacional das três marcas já era unificada antes da mudança. “Ou seja, o seu dia a dia permanece exatamente o mesmo, cadastrando produtos, aderindo a campanhas, abrindo chamadas e mais, tudo dentro da plataforma”, diz o texto enviado aos empreendedores. Na prática, os produtos que eram comercializados no Submarino e na Shoptime passam a ter como único canal de vendas a plataforma Americanas.com.
Em um hotsite criado para tirar as dúvidas de consumidores em relação às mudanças, a Americanas afirma que a área “minha conta” do Shoptime e do Submarino, bem como histórico de compras, continuarão ativos para clientes até 15 de janeiro de 2025.
O Submarino foi um dos primeiros e-commerces do Brasil, fundado em 1999. Já o Shoptime foi fundado em 1995, como um canal de TV dedicado a televendas. A marca foi adquirida pela Americanas em 2005. Em 2006, o Submarino se fundiu com a Americanas e deu origem à empresa B2W Digital. Em 2021, a B2W se fundiu à Americanas e abandonou o antigo nome.
No fim de 2022, o Submarino tentou começar uma jornada no mundo físico, com franquias de quiosques em shopping centers, mas o projeto acabou ofuscado pelas denúncias e pelo estouro da crise, em janeiro de 2023.