Aberta há dois meses, a hamburgueria Rango Brabo Burger já faturou 20% a mais do que esperava. Criada pelos fundadores do podcast Podpah — Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (o Mítico) —, ao lado de Diogo Defante e Thais Diegues (a Thaizoca), apresentadores do quadro de culinária Rango Brabo, e mais três sócios do ramo da alimentação, a marca tem vendido três mil hambúrgueres por semana. A expectativa é fechar o primeiro ano com cinco unidades abertas e um faturamento de R$ 25 milhões.
O negócio foi desenvolvido já formatado para franquias, com o know-how de Rodrigo Chaves, coundador da Cabana Burguer, Antonio Augusto, máster-franqueado da Johnny Rockets Brasil, e Bruno Gallucci, máster-franqueado da Dickey’s Barbecue Pit Brasil. Segundo Chaves, CEO da Rango Brabo Burger, o nome do podcast e a experiência do quadro societário permitiram que a marca entrasse no mercado sem a necessidade de uma unidade própria.
“O nome do Podpah é tão grande que, antes de inaugurarmos a primeira, já tínhamos pessoas interessadas na franquia. O primeiro franqueado investiu R$ 2 milhões na reforma do ponto, sem taxa de franquia. A franqueadora fez um investimento de R$ 500 mil na formulação do projeto. “Os primeiros franqueados terão um time de apoio, que acompanhará de perto toda a parte operacional”, diz Chaves.
A primeira loja foi inaugurada em novembro no bairro Vila Mariana, em São Paulo (SP). O local conta com uma estrutura de 500 metros quadrados, três andares e capacidade para 160 pessoas.
A companhia planeja fechar 2025 com cinco unidades, todas franquias. Duas já estão sendo negociadas: uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. A meta é que ambas sejam inauguradas ainda no primeiro semestre.
Franquias:
Para ser franqueado da Rango Brabo Burger, o investimento é de R$ 1,5 milhão, com o valor da reforma inclusa. A previsão de retorno entre 24 e 36 meses, e a marca estima um lucro entre 15% e 20%.
Do digital para o físico
Criado em 2020 por Igão e Mítico, o podcast Podpah conta hoje com 9 milhões de inscritos no YouTube e 8,5 milhões de seguidores no Instagram. Em 2022, a marca criou o quadro Rango Brabo, com Diogo Defante e Thaizoca, onde os apresentadores cozinham com convidados.
De acordo com o executivo, a hamburgueria nasceu da vontade de levar a experiência do digital para a vida real, além de aproximar a marca do público.
Na loja, os clientes encontrarão uma bancada similar à que aparece no programa. A identidade visual da Rango Brabo Burger é a mesma utilizada no quadro que dá nome à lanchonete.
“Entregamos uma experiência com referências que vão desde o elevador até o cardápio”, diz Chaves. “As pessoas sentem que estão visitando o estúdio do PodPah”, acrescenta.
Com um tíquete médio de R$ 55 e cerca de 40 itens com opções de entradas, sanduíches e milkshakes, o cardápio foi desenvolvido em conjunto com os sócios, de acordo com a preferência de cada um e com referências às receitas feitas no programa. Até agora, o carro-chefe vem sendo o ThaizTralando. Criado por Thaizoca, tem pão da casa, hambúrguer de 150 g, creme de cheddar, cebola caramelizada e bacon picado.

“A ideia é que os clientes vivenciem o universo do Podpah enquanto saboreiam nossos produtos”, comenta Victor Assis, CEO do Podpah.
A marca decidiu iniciar o projeto sem operação de delivery, para entender o funcionamento da casa. O modelo já está sendo formatado e deve ser lançado em março.
Futuramente, a hamburgueria pretende criar menus especiais e combos para happy hour e almoço — o espaço abre das 12h às 23h —, além de fazer collabs com outras empresas. “Os cardápios poderão ser modificados de acordo com a localização da franquia, nossa estratégia irá se adaptando em busca de oferecer a melhor experiência”, destaca Chaves.