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iFood expande serviços para atendimento em salão com totens de pedidos

Fonte: Redação

O iFood segue desbravando o universo offline de soluções para restaurantes com o lançamento de uma nova frente de negócios: o iFood Salão, que tem como primeiro produto totens para autoatendimento em estabelecimentos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (25/9) durante o iFood Move, evento realizado até quinta-feira (26/9) em São Paulo (SP).

O lançamento é fruto da parceria entre o iFood com a Videosoft, empresa especializada em totens de autoatendimento para comércio. O equipamento conta com software desenvolvido pelo unicórnio.

Com os totens, os clientes podem fazer os próprios pedidos sem a necessidade de falar com atendentes, o que ajuda em momentos de maior movimento, reduzindo as filas nos horários de pico. A tecnologia não é nova. Redes de fast-food, como McDonald’s e Spoleto, já fazem uso de totens em suas lojas.

Perguntado sobre por que o iFood resolveu apostar na ideia, Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes da empresa disse que o “objetivo é ajudar os donos dos restaurantes a vender mais e a conhecer melhor seus clientes”. “Estamos trazendo para o mundo físico nossa expertise do mundo online”, fala. A expectativa é de que 1 milhão de pedidos sejam feitos pelos totens até o primeiro trimestre de 2025.

Segundo o iFood, os testes se iniciaram com dois estabelecimentos em julho deste ano. Agora, a amostra foi ampliada para 130 restaurantes e as experiências devem continuar até o final deste ano, quando o iFood planeja disponibilizar a funcionalidade para os clientes. Qualquer restaurante poderá aderir à tecnologia, mas Bertolaccini destaca que estabelecimentos com alto volume de pedidos se beneficiam mais, pelo ganho de eficiência e rapidez no atendimento.

Negócios de alimentação:

Até o momento, o período de experimentação indicou que 75% do volume bruto de vendas do salão foi feito nos equipamentos de autoatendimento. Os totens contam com uma tecnologia integrada ao sistema do iFood para trazer mais insights sobre o comportamento dos clientes nas compras virtuais e presenciais.

O restaurante que desejar aderir ao totem precisará arcar com o custo de mensalidade do plano de locação e as taxas de adquirência para as transações com a Maquinona, a máquina de pagamentos do iFood, integrada ao totem.

Outras soluções

Em maio, o iFood Pago – frente de soluções financeiras para restaurantes – lançou a Maquinona, que utiliza inteligência artificial e dados de consumo para sugerir campanhas de marketing e retenção de clientes. De acordo com o executivo, cerca de 40% do valor em transações em restaurantes que usam a tecnologia em agosto veio de campanhas sugeridas pelo sistema. O iFood afirma que a expectativa é chegar a 50 mil restaurantes utilizando a maquininha até março de 2025.

Além da solução para pagamentos, a frente financeira oferece conta digital, crédito, seguro e antecipação de recebíveis.

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