Com um GMV impressionante de R$ 5 milhões em 2024 e mais de 1,5 milhão de entregas realizadas apenas no interior de São Paulo, a i9Delivery se consolidou como uma das principais soluções de logística (last mile) para cidades no interior de todo Brasil, com entregas de mercadorias e produtos em até 30 minutos. Mas o que está por trás desse crescimento exponencial de uma empresa que, em cinco anos, saiu de uma ideia para se tornar referência no setor?.
A i9 nasceu de uma dor pessoal, explica Fábio Souza, CEO da empresa. Quando eu tinha uma franquia no interior, enfrentava enormes dificuldades para encontrar motoboys que atendessem as necessidades do negócio. Percebi que essa era uma dor compartilhada por muitos lojistas, e aí surgiu a ideia de criar uma solução para conectar entregadores autônomos a comerciantes.
Um começo desafiador
No início, como é comum no universo das startups, os desafios foram muitos. A primeira tentativa de criar um sistema de delivery não saiu como o esperado. No entanto, ao enfrentar os erros de frente, a equipe identificou os pontos de melhoria e redesenhou a plataforma com foco na tecnologia.
Nosso grande diferencial foi apostar em soluções tecnológicas que otimizassem os custos e melhorassem a qualidade das entregas. Esse foi o ponto de virada que nos trouxe ao patamar atual, afirma Vinicius Neves CTO da i9
Tecnologia e expansão
Com uma missão clara de atender cidades pequenas e médias do interior, a startup criou uma plataforma que conecta entregadores autônomos a lojistas de maneira ágil e eficiente. Hoje, a empresa atende além de pequenos e médias, grandes marcas como DrogaRaia, Drogasil, Swift, Cacau Show, Pizza Prime, Sodiê e Subway.
Atualmente, atendem mais de 2.000 empresas, com mais de 15.000 entregadores cadastrados. Além dos segmentos convencionais, como restaurantes e lanchonetes, também oferecem serviço de entrega para escritórios, bancos, auto-peças e muitos outros.
Para Djalma Yoshio, gerente da Swift, a parceria tem sido essencial: Faz muita diferença uma empresa que preza por um atendimento e agilidade com parceiros entregadores treinados e qualificados como a i9Delivery, recebo muitos bons feedbacks das lojas sobre o atendimento de vocês, e, com certeza, recomendo o serviço da i9.
Apoio e reconhecimento
O crescimento do negócio também foi impulsionado pelo apoio de programas importantes no ecossistema de startups. A Startup é patrocinada pelo Microsoft Founder Hub e já participou de iniciativas como o StartUp SP (Sebrae 2020), Capital Empreendedor (2020 e 2021), e o Lab XP de Vendas (2022). Além disso, teve destaque no XP Growth 2023 e marcou presença em eventos de peso como o CASE e a Feira do Empreendedor, onde conquistou stands exclusivos.
Olhando para o futuro e recusa de um M&A
A empresa agora traça um objetivo ambicioso: expandir para mais de 150 cidades em todo o Brasil e alcançar um GMV de R$ 70 milhões até 2028, para isso iram abrir uma nova rodada de investimento pré-seed no primeiro semestre de 2025 . Apesar de já ter recebido aportes no passado, a i9Delivery tomou uma decisão ousada em 2024: recomprar as participações de um fundo investidor que exigia uma M&A. Fábio, nadando contra a maré, optou pela recusa.
Foi uma decisão estratégica para o atual momento da empresa. A i9 ainda tem muito a gerar valor para nossos clientes e nossos parceiros entregadores, não é a hora de vender e sim crescer. Porém, não foi uma decisão fácil, explica Fábio.
A i9Delivery se apresenta como um exemplo de resiliência e inovação. Com um modelo de negócios que se provou eficaz, uma base de clientes de peso e planos ambiciosos para o futuro, a empresa está bem posicionada para continuar transformando o mercado de entregas nas cidades do interior do Brasil.