Portal BEI

Governo Federal lança programa para aumentar presença de pessoas negras no comércio exterior

Fonte: Redação

O programa Raízes Comex oferecerá cursos de capacitação, consultorias, além de cobertura dos custos de viagem para participação em eventos internacionais


Raízes Comex oferecerá cursos de capacitação, consultorias, além de cobertura dos custos de viagem para participação em eventos internacionais
Raízes Comex oferecerá cursos de capacitação, consultorias, além de cobertura dos custos de viagem para participação em eventos internacionais — Foto: Christina Morillo/Pexels

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (7/11), o programa Raízes Comex para aumentar a presença de negros e negras no comércio exterior brasileiro. A iniciativa oferecerá cursos de capacitação, consultorias, além de cobertura dos custos de viagem para participação em feiras, eventos e rodadas de negócio em outros países.

O evento de lançamento contou com a participação de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil.

O programa teve como base o estudo elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e intitulado Comércio Exterior e Representatividade Racial no Mercado de Trabalho Brasileiro, que busca mapear a participação de trabalhadores de diferentes raças em empresas exportadoras e importadoras. O objetivo foi usar os dados para orientar políticas públicas inclusivas.

Atualmente, apenas 20,2% das pessoas em cargos de liderança em empresas exportadoras são negras. Considerando-se todas as posições, a proporção de trabalhadores negros é de 41,3%. De acordo com o estudo, aumentar a participação de trabalhadores negros nessas empresas significa propiciar melhores oportunidades nos aspectos salariais e educacionais.

“O comércio exterior é fundamental porque gera emprego, agrega valor, promove desenvolvimento do País. Nós estamos batendo recordes. De janeiro a outubro, chegamos a R$ 284,5 bilhões em exportação”, disse Alckmin durante a coletiva. “A empresa que passa a exportar paga salários mais altos, tem um upgrade, tem um nível de educação mais alto e melhora oportunidades.”

O programa Raízes Comex terá dois pontos de ação:

Premiação

O “1º Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior” é realizado em parceria com a ApexBrasil. O edital será lançado em 20 de novembro e selecionará 27 empresas atuantes no comércio exterior, ou com potencial para tanto, que tenham pessoas negras na presidência, na composição societária ou em cargos de direção.

A premiação foi dividida nas categorias Ouro e Prata:

  • Na categoria Ouro, serão selecionadas sete empresas para participar de um evento de promoção comercial internacional relevante para o setor em que atuam. Elas receberão cobertura dos custos de viagem, hospedagem, ingresso e colocação de estande em eventos como feiras, rodadas de negócios ou missões organizados pela ApexBrasil ou seus parceiros.
  • Na categoria Prata, 20 empresas serão apoiadas para viabilizar a inserção competitiva de seus produtos em plataformas de e-commerce, com cobertura de custos para hospedagem de “loja virtual” e/ou consultoria e serviços voltados ao posicionamento da empresa e ao melhor aproveitamento dos recursos de marketing.

Capacitação profissional

O programa ainda oferecerá capacitação — no formato virtual e presencial — no comércio exterior em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e com a Procomex.

  • Curso online de auxiliar em comércio exterior: curso com carga horária de 90 horas oferecido pela ONG Vocação e pelo Procomex, com apoio da Feaduaneiros. Serão 200 vagas semestrais exclusivas para jovens negros com idade entre 15 e 29 anos.
  • Curso presencial de assistente de serviços em comércio exterior: curso com carga horária de 160 horas, oferecido pelo Senac no Programa Senac de Gratuidade, que começará em 2025. O curso será ofertado em formato piloto para 200 alunos negros por semestre. São 20 vagas por cidade nas principais zonas portuárias e aeroportuárias: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Paranaguá (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itajaí e São Francisco do Sul (SC) e Santos (SP).

Mais recente Próxima Copom eleva juros básicos da economia para 11,25% ao ano

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!