O empreendedorismo sempre fez parte da vida da mineira Isabela Franco. Aos dez anos, percebeu que não havia nada para vender na pista de bicicross em frente à casa dela no interior de Minas Gerais, uma oportunidade perfeita para começar a vender geladinho, iniciativa que deu certo e formava uma fila de clientes. Na faculdade, começou a produzir doces para ajudar na formatura da turma. Formada, ela percebeu que empreender era uma vocação, mas que para crescer era preciso investir em gestão empresarial e controle financeiro.
“Quando a gente nasce com uma sementinha empreendedora, as coisas fluem. A gente não consegue fazer nada que não seja abrir o nosso próprio negócio. Quando decidi levar o empreendedorismo como profissão, há 17 anos, percebi que precisava de ferramentas de gestão, mas isso ainda não existia no mercado. Eu utilizava planilhas e agenda de pedidos, mas quando o meu negócio começou a crescer, foi desesperador. Tive que realmente buscar recursos para controlar as vendas, a produção e os pedidos de maneira rápida”, conta.
A receita do sucesso
A história de Isabela Franco mostra que uma gestão organizada pode ser o diferencial para um crescimento sustentável e contínuo, como aconteceu na confeitaria e café colonial que administra.
Formada em Ciência da Computação, a empreendedora sabia que a tecnologia poderia ser uma aliada do seu negócio. Por isso, passou a buscar soluções inteligentes e encontrou um sistema para automação de processos, controle financeiro, gestão de estoque e vendas e que funcionava de forma intuitiva, o ERP da GestãoClick. O sistema permitiu que atividades antes centralizadas na empreendedora fossem delegadas para outros colaboradores.
“Antes, com as planilhas manuais, eu me levantava à noite porque às vezes esquecia de um detalhe e tinha que preencher. A tecnologia simplificou, inclusive, emitir notas fiscais sem programas extras. Além disso, através do sistema posso agendar pedidos com data de entrega, variável que outros não ofereciam, fazer reservas e visualizar antecipadamente quando vou precisar de reforços. Para crescer é preciso ter controle, o empreendedor precisa se guiar por dados reais sobre o próprio negócio”, detalha.
A trajetória de Isabela mostra que, para empreender, o talento precisa ser acompanhado por outros elementos, como gestão, tecnologia e planejamento financeiro. Com as ferramentas certas, a empreendedora transformou sua paixão pelo empreendedorismo em um negócio lucrativo, com o seu café colonial em Belo Horizonte.