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Gestão financeira, capacitação e sede própria: 3 passos para profissionalizar o seu negócio em 2024

Fonte: Redação

O começo do ano é um momento propício para se planejar e definir quais são as expectativas para os próximos meses. Fazer a empresa prosperar e crescer são tópicos que, com certeza, estão entre as metas dos empreendedores. O sucesso de pequenas empresas, por sua vez, passa pela necessidade de profissionalização do seu negócio.

Pensando nisso, PEGN conversou com especialistas que mostram como melhorar a gestão do seu empreendimento em três passos. Veja a seguir:

Gestão financeira

Kelly Carvalho, assessora econômica da Fecomércio SP, afirma que muitos empreendedores cometem um erro que pode ser fatal para seus empreendimentos: misturar o dinheiro pessoal com o capital da empresa. “A primeira ação deve ser separar os recursos financeiros. Isso deve ser feito também para entender se o negócio está dando retorno. É simples fazer uma planilha de gastos, descrevendo quais são os custos e qual é a receita”, diz.

“Entender como é o fluxo de caixa da empresa é um dos grandes desafios para se profissionalizar”, concorda Heloísa Menezes, professora da Fundação Dom Cabral. “Se o empreendedor não consegue calcular o custo de um produto, ele corre o risco de precificá-lo muito acima do mercado, e não conseguirá se destacar em meio à concorrência. Em outros casos, colocará bem abaixo do preço de custo, e o negócio não se sustentará.”

A gestão financeira também é fundamental para o empreendedor entender qual dinheiro pode ser usado em suas despesas pessoais. “Ele deve receber um salário caso o negócio seja a sua única fonte de renda”, diz a professora.

A separação entre as finanças ainda é essencial ao buscar crédito. “O empreendedor deve ser formalizado para poder pedir empréstimos em instituições financeiras com o seu CNPJ”, afirma. Ela acrescenta que as condições de crédito podem ser mais vantajosas para pessoas jurídicas em alguns casos — o que auxilia o negócio a crescer.

Outro tópico que não deve ser esquecido é a tributação, lembra Carvalho. “Abrir um negócio sem ter conhecimento sobre tributação é arriscado. Nestes casos, um contador pode auxiliar a definir o melhor planejamento tributário para aquela empresa.”

Capacitação

Há uma série de temas relacionados a gestão que podem ser estudados para fazer um negócio crescer, diz Carvalho. O primeiro deles é a própria gestão financeira, primeiro tópico deste texto. “Mas existem cursos que ensinam planejamento estratégico, gestão de estoque, mercado consumidor, análise de concorrência e até de fornecedores”, cita.

Os empreendedores devem se manter atualizados sobre o próprio setor, ficando de olhos nas tendências e oportunidades para inovar. “Isso também é essencial para identificar as questões legais daquele mercado e ter todas as licenças necessárias, por exemplo”, diz Carvalho.

Menezes, da FDC, lembra que há disponíveis muitos cursos online gratuitos. “Se a pessoa quiser se aprofundar em um determinado tema, talvez valha a pena um curso pago”, sugere.

Sede própria

Administrar um negócio de casa pode ser um atrativo no começo, diz Carvalho, já que o empreendedor pode economizar com aluguel e outras despesas fixas de espaços físicos, como contas de água e luz. Dependendo da atividade, o negócio pode , sim, crescer dentro de casa — desde que o empreendedor tenha disciplina para separar o seu local de trabalho do ambiente doméstico.Entretanto, existe um momento em que se torna necessário que o negócio tenha uma sede própria. “Isso ocorre quando o empreendedor não consegue mais dividir seus espaços profissional e pessoal”, diz Carvalho, exemplificando um comerciante que não tem mais onde conter todo o estoque do negócio.

“O empreendedor deve estudar a região pretendida e identificar quem são os concorrentes locais para ver se o bairro já está saturado de algum tipo de negócio, assim como identificar o nível de renda dos consumidores que pretende atender naquela região”, explica. Com o local escolhido, ela recomenda estudar a concorrência com mais afinco: “É preciso colocar a mão na massa: visitar o concorrente, ver como ele atende e qual é a média de preço para encontrar um diferencial que seja mais adequado”.

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