Nos comentários, algumas pessoas apoiaram a ideia de que funcionários deixem de limpar a bagunça de clientes e sugeriram que a experiência poderia ensinar empatia
Uma funcionária da Home Depot, companhia varejista norte-americana que vende produtos para o lar e construção civil, viralizou e gerou debate nas redes sociais ao expor sua frustração com clientes que criam bagunças desnecessárias nas lojas, deixando-as para os trabalhadores arrumarem. O relato publicado na última sexta-feira (13/12) rendeu mais de 120 mil visualizações e mais de 1 mil comentários.
“Limpar a bagunça que vocês criam, não é para isso que me pagaram”, desabafou a funcionária, expressando como esses comportamentos extrapolam as responsabilidades dos trabalhadores. Muitos nos comentários concordaram, com um usuário dizendo: “O varejo pode transformar uma pessoa legal em alguém que não se importa mais”, enquanto outros apontaram que atitudes como essas contribuem para o esgotamento dos funcionários.
Uma pesquisa feita pela consultoria Jobcase mostrou que trabalhadores do varejo enfrentam altos níveis de estresse e desrespeito, especialmente durante períodos movimentados, como as festas de fim de ano.
No vídeo, a criadora sugere que uma solução seria deixar as bagunças no lugar, permitindo que os clientes percebam o impacto de suas ações. “Se pararmos de limpar, vocês entenderão o quão sério isso é”, argumentou. Nos comentários, algumas pessoas apoiaram a ideia e sugeriram que a experiência poderia ensinar empatia aos consumidores.
Outros trabalhadores, porém, indicaram caminhos para evitar esses desafios. Um internauta sugeriu mudar para funções em depósitos, longe do contato direto com clientes: “Comecei a trabalhar em depósitos e nunca olhei para trás… sem clientes!”