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Funcionária expõe

Fonte: Redação

Muitos consumidores esperam que as promoções em lojas realmente ofereçam descontos vantajosos. No entanto, uma funcionária da Dollar General, rede de lojas de variedades nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais após denunciar o aumento sutil de preços em produtos que, em seguida, são anunciados como “liquidações” pelo mesmo valor original.

No TikTok, Ashtyn divulgou um vídeo na última quinta-feira (01/09), que já ultrapassou 225 mil visualizações, mostrando como a empresa, na qual é funcionária, aumentou o preço de um produto em US$ 0, 25, para depois reduzi-lo ao valor anterior, simulando um desconto.

No vídeo é possível ver que a funcionária vai etiquetar um item aparentemente em promoção, por orientação de seu superior, mas percebe que estava apenas voltando para o preço original. “Olhem isso. Uma tigela, era US$ 5,75. Então eles me pediram para colocar o adesivo de liquidação. Agora está por US$ 6, mas em ‘promoção’ por US$ 5,75”, ela ironiza.

Essa prática, conhecida como “preço fictício” ou “preço enganoso”, consiste em simular um desconto quando o produto nunca foi vendido pelo valor mais alto. Nos Estados Unidos, segundo o Daily Dot, a Federal Trade Commission (FTC) proíbe esse tipo de ação.

O vídeo gerou debate entre os espectadores, muitos dos quais expressaram desconfiança em relação a promoções de outras lojas. “É por isso que ninguém se importa com vendas. A Black Friday morreu faz anos”, comentou um usuário. Outro acrescentou: “Se eu acho que o preço não vale, simplesmente vou embora.”

Funcionários de outros estabelecimentos também se manifestaram, relatando que já foram instruídos a realizar práticas semelhantes. “Toda loja faz isso”, afirmou um internauta. “Trabalho em um supermercado e posso confirmar que manipulam as etiquetas para enganar os clientes”, completou.

Um terceiro compartilhou sua experiência na extinta Toys R Us, rede de brinquedos norte-americana: “Eles me faziam aumentar o preço dos produtos em US$ 1 por semana, meses antes do Natal, para depois oferecer um ‘desconto’ de US$ 20 após terem aumentado US$ 25”.

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