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Franquia que promove permutas entre empresas abrirá primeira unidade em Portugal

Fonte: Redação

Após faturar R$ 18 milhões em 2024 e chegar a 17 cidades brasileiras, o Clube de Permuta vai inaugurar a primeira operação internacional em março, em Lisboa. Fundada em 2012 pelo empreendedor mineiro Leonardo Bortoletto, a plataforma permite que empresas troquem produtos e serviços entre si, sem usar dinheiro, e já soma mais de R$ 440 milhões transacionados entre os mais de 1.750 associados de diferentes setores.

Até o momento, a empresa investiu cerca de R$ 1,1 milhão no processo de internacionalização. De acordo com Leonardo, o projeto vem sendo devolvido ao longo dos dois últimos anos. Além de Portugal, a marca já está em fase final de negociações com um franqueado na Colômbia.

“Acreditamos que Lisboa seja a porta de entrada ideal para a nossa expansão na Europa”, afirma o empreendedor. “Nossos franqueados em Lisboa são empresários conhecidos e respeitados pelo mercado corporativo local, e isso impulsionará ainda mais a unidade”, afirma.

Historicamente, Portugal costuma ser uma das prioridades de marcas brasileiras no processo de internacionalização, e a proximidade da língua é um dos fatores que impulsionam esse movimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 229 redes já têm unidades no país europeu.

Franquias:

Além de expansão internacional, o Clube de Permuta pretende relançar a plataforma em 2025, com um novo design. A marca investiu R$ 1 milhão na reformulação tanto do site quanto do aplicativo e passará a utilizar Inteligência Artificial para auxiliar na conversação entre os associados. De acordo com Leonardo, a ideia é que os dois canais tenham uma integração mais eficaz.

Com as mudanças, a companhia pretende atingir 70 milhões de transações em 2025, 7,6% a mais do que no ano passado, e faturar R$ 20 milhões. “Queremos continuar fazendo a diferença na vida de diversos empresários, mostrando que é possível, sim, fazer transações muito boas sem usar propriamente o dinheiro do caixa da empresa”, diz.

Como funciona

A plataforma funciona por meio de um modelo de franquia. Cada franqueado é responsável por uma cidade. Ele deve atrair empresas para o clube, organizar eventos mensais e manter o relacionamento com os associados.

“Partimos da economia local e do relacionamento que o franqueado tem, então cada franquia é diferente das outras”, diz Antônio Bortoletto, irmão de Leonardo e diretor-executivo da marca.

Ao se associar, a empresa recebe um limite de crédito em “permutas”. As transações vão gerando créditos e débitos dentro da plataforma. Dessa forma, não é necessário que todas as movimentações envolvam trocas diretas de produtos e serviços. Por exemplo, um empreendedor que vende bolos pode comprar serviços de uma agência de viagens, mas a agência não precisa receber centenas de bolos como pagamento: ela pode usar o crédito que ganhou para comprar de outro associado disponível na plataforma. Paralelamente a isso, outros empresários podem ir comprando bolos e gerando créditos para o confeiteiro.

As empresas realizam as transações dentro da plataforma, e pagam 10% de comissão do valor negociado. Deste montante gerado, a franqueadora fica com 20% e o franqueado recebe os outros 80%. Além disso, o franqueado recebe 100% das anuidades dos seus associados, que gira em torno de R$ 3,2 mil.

O investimento para se tornar um franqueado do Clube de Permuta varia de R$ 100 mil a R$ 350 mil, dependendo do tamanho da cidade. O retorno do investimento, segundo a empresa, acontece em média entre 16 e 18 meses.

Desafios

Nos últimos doze anos, Leonardo conta que viu todo tipo de transação acontecer em sua plataforma, como a troca de sedes administrativas ou a compra de um avião em troca de créditos no site. Porém, para o empreendedor, a cultura empresarial ainda é o maior desafio para o Clube de Permuta.

“Não trabalhamos com dinheiro, mas as pessoas estão acostumadas a usá-lo diariamente em suas vidas. Então buscamos mostrar que é possível adquirir tudo aquilo que o empresário precisa para o seu negócio, entregando seus produtos ou serviços em troca”, diz.

Para quebrar esse paradigma, a marca busca fazer eventos entre seus associados e empresários de determinadas cidades para explicar o modelo e atrair novos leads. Além disso, o Clube de Permuta faz treinamentos constantes com seus franqueados, sobre o modelo de negócios baseado em permuta.

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