Portal BEI

Fortalecer expansão de franquias de ‘microacademias’ motivou compra da Velocity pela Smart Fit

Fonte: Redação

A Smart Fit confirmou na manhã desta terça-feira (16/7) a aquisição da Velocity, de estúdios de spinning, por R$ 183 milhões. A empresa, fundada em 2014 em São Paulo pelo empreendedor neozelandês Shane Young tem 82 unidades, sendo 77 franquias. O franchising deve continuar sendo o foco de expansão da marca com a aquisição pela rede de academias.

De acordo com José Luís Rizzardo, diretor de RI e M&A do Grupo Smart Fit, a Velocity deve incorporar um braço do grupo que foi lançado anos atrás: os estúdios fitness. “As marcas vão operar de forma separada. O próprio grupo SmartFit possui distintas marcas, geridas por times diferentes e com propostas de valor diferentes. A Velocity se encaixa na vertical de estúdios e continuará funcionando de maneira independente”, diz, em resposta a PEGN.

A Velocity se une a Jab House (boxe e funcional), Vidya (yoga e relaxamento), Race Bootcamp (corrida), Tonus (musculação em formato de aula) e One Pilates (pilates), todas “microacademias” que iniciaram a expansão por franquias em 2021 e abriram as primeiras unidades internacionais, na Europa, no início de 2023.

Como a Velocity é focada em spinning em bicicletas ergométricas, o “cardápio” de ofertas cresce. A empresa também é dona da rede Kore, focada em treinos funcionais. Rizzardo diz que o grupo vê oportunidades de expansão para o modelo de estúdios, “principalmente por franquias”, incluindo a segunda marca.

Smart Fit: rede tem mais de 1,4 mil unidades em funcionamento — Foto: Divulgação
Smart Fit: rede tem mais de 1,4 mil unidades em funcionamento — Foto: Divulgação

Com 82 unidades, a Velocity chega como a maior das “microacademias” da Smart Fit: no primeiro trimestre deste ano, os estúdios do grupo, somados, eram 23. Nos últimos 12 meses, foram abertas 10 unidades, sendo oito franquias — incluindo a primeira One Pilates. A Smart Fit tinha 1.441 academias no período, 300 franqueadas.

Para os franqueados atuais da Velocity nada muda em termos de contratos, condições e taxas, de acordo com Rizzardo. “A única diferença é que agora eles terão mais opções de marcas dentro do grupo”, diz. O executivo também adiantou que os empreendedores devem ter condições diferenciadas para expandir os negócios com outras redes do conglomerado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!