A coxinha é uma das invenções brasileiras mais populares. A padaria Panetteria ZN, localizada no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade de São Paulo, leva a paixão nacional pelo salgado até onde a criatividade alcança. Já conhecida pela coxinha de um quilo, com direito a uma competição que desafia clientes a comê-la, o estabelecimento viralizou recentemente com um fondue de coxinha.
Com mais de 6 milhões de visualizações no Instagram, o prato consiste em uma base feita de massa de coxinha, coberta com cheddar ou requeijão cremoso e acompanhada de 15 versões mini do salgado. O prato pesa cerca de dois quilos, serve entre duas e três pessoas e custa R$ 98
Fátima Dias, sócia da Panetteria ZN, explica que o fondue existe há três anos e, no último dia 12 de junho, Dia dos Namorados, voltou para o cardápio em formato de coração. Depois da data, o prato ganhou forma redonda e será mantido no cardápio até o final de julho.
“Em todas as sazonalidades criamos um produto que sempre remete a coxinha. O fondue traz a lembrança do inverno. Antes a gente servia o fondue tradicional de queijo e substituímos pelo de coxinha. Começamos com um sabor só, o de cheddar, e acrescentamos o caipira, com requeijão cremoso e milho”, explica Dias.
A padaria também tem produções inspiradas em outras festas ao longo do ano, como coxinha em formato de ovo de Páscoa, nas formas de abóbora e chapéu de bruxa, para o Halloween, e o Coxitone, “panetone” de coxinha, para o Natal. Neste mês de junho, também está vendendo o CoxiDog, um pequeno cachorro-quente com massa de coxinha no lugar do pão. Além das receitas com o salgado, a padaria lançou um cardápio junino tradicional, com bolo de curau, paçoca, pamonha, quentão, vinho quente, entre outros.
Conhecido pela criatividade, o estabelecimento tem como carro-chefe a coxinha de um quilo. Caso o cliente coma o quitute em até 10 minutos, não precisa pagar o valor do prato. Caso perca o desafio, precisa arcar com o preço de R$ 69,90. Também são servidas coxinhas de três quilos nos sabores de frango com requeijão cremoso e feijoada. “Qualquer produto relacionado a coxinha é campeão de vendas. É a paixão do paulista, e os itens trazem gente curiosa”, afirma Dias.
Em entrevista a PEGN em 2022, a empreendedora contou que o empreendimento começou com o avô dela, nos anos 1940. A padaria atual foi criada pelo pai de Dias, que ainda é sócio, e o esposo dela em 1996. Nestes 28 anos, o negócio mudou de nome e ganhou mais um sócio (o irmão de Dias).